terça-feira, 18 de março de 2008

CQC - Custe o Que Custar

Pois é, conforme noticiado aqui, ontem estreou o CQC – Custe o Que Custar, versão brasileira do já mitológico programa argentino CQC – Caiga Quien Caiga. Como disse antes, eu estava preparado para me decepcionar, talvez por já ter gravado no meu inconsciente a qualidade do original. Para minha grata surpresa, o programa de estréia se saiu bem, muito bem mesmo, para os parâmetros da Band e da TV brasileira em geral. É claro que se trata de uma produção independente, deste modelo de televisão que não existe no Brasil, onde produção, programação e exibição estão sempre concentradas numa só empresa, com raras exceções, sendo a Globo o melhor (ou pior) exemplo de concentração do mercado. Aquilo que o mercado cinematográfico de Hollywood descobriu no início do século passado, ou seja, a desconcentração favorece a concorrência e democratiza e, muitas vezes, maximiza os lucros, ainda não chegou no protocapitalismo brasileiro, com a Globo à frente. Ainda "juntos chegaremos lá, fé no Brasil", como cantava o jingle do Afif (afff!) em 1989.

Falando do programa em si, foi muito agradável de se ver. Bem produzido, um ritmo legal, ótima apresentação, boas reportagens. Um porém, apenas: gosto do Marcelo Tas, um cara que tem história na televisão brasileira, mas me parece um pouco enferrujado para o papel de âncora do programa. Até que se saiu bem, entretanto, principalmente para mim que ainda tenho o Mario Pergolini como referência. Torço para que ele pegue o ritmo do CQC original. Dividindo com ele a bancada, Rafinha Bastos e Marco Luque se saíram surpreendentemente bem. Anotem aí esses dois nomes, vamos ouvir falar deles num futuro muito próximo. Os "repórteres de campo" se saíram muito bem também, considerando-se que se tratava de um programa de estréia e eles ainda não estão no pique do original, nem acertaram ainda um ritmo próprio para a TV brasileira, já que aqui a gente tem aquele humor chapa-branca do Casseta & Planeta, e o escracho anti-celebridade (já cansativo) do Pânico na TV. Há um nicho de humor ainda carente, o do escracho-inteligente-sem-rabo-preso, que acho que o CQC pode preencher. Enfim, acho que o CQC brasileiro veio pra ficar, e, cá entre nós, o Brasil precisa que eles não só fiquem como se estabeleçam, só assim ainda haverá esperança que a televisão brasileira não seja este reduto de incompetentes e conformados.

Um comentário:

  1. Assista Os Intocáveis no Portal IG. O humor é legal tb... www.temiveisintocaveis.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails