terça-feira, 18 de março de 2008

Quando nosso nome é Legião

Leitura bíblica: Marcos 5:1-20

“Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.

Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, e gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes!” Pois Jesus lhe tinha dito: “Saia deste homem, espírito imundo!”

Então Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?”

“Meu nome é Legião”, respondeu ele, “porque somos muitos”. E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região.

Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. Os demônios imploraram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou.

Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo. Os que estavam presentes contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos. Então o povo começou a suplicar a Jesus que saísse do território deles.

Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. Jesus não o permitiu, mas disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficaram admirados.”


Versículo-chave: “Meu nome é Legião”, respondeu ele, “porque somos muitos”.
(Marcos 5:9)

Meditação: Como é que Legião foi parar num estado desses? O que foi que a vida lhe fez, e então, por causa disso, o que foi que ele fez a si mesmo? O que ele temia fazer a outros por causa do que estava fazendo a si mesmo? Que recordações atormentavam esse homem desesperado? O que o levou a uma separação auto-imposta das pessoas a quem ele amava? Se a dor e as dificuldades de encontrar e lidar com as pessoas, em realidade são difíceis demais ou dolorosas demais, ou se encontramos rejeição repetida, seguem-se rapidamente o jogo da autocomiseração e o remorso. Legião havia-se desviado do canal da cura. Era uma legião sem líder, marchando em todas as direções.

Quem é a legião da criança magoada, do adolescente frustrado e rejeitado, do jovem que promete, mas está desapontado, do fracasso repleto de recordações, do pai exigente, do juiz acusador, do irmão mais velho que infunde culpa, que vive em nossa pele? A maioria de nós somos um punhado de pessoas interiores conflitantes que concorrem pelo reconhecimento. Somos um punhado de coisas não resolvidas. Nós também somos legiões... sabemos disso pela maneira estranha de reagirmos, quase inadvertidamente, em algumas situações. Jesus curou Legião, e pode unificar nossa legião de impulsos competitivos e naturezas mistas e, como Legião, podemos voltar para a vida falando abertamente do que nos vai por dentro e do que Jesus está fazendo a esse respeito.

Pensamento do dia: “Quanto mais o homem tenta ser ele mesmo sem estar certo com Deus, tanto menos semelhante a si mesmo se torna e mais semelhante a todos os demais. O homem foi criado para ter comunhão com Deus, e jamais pode ser ele mesmo até que se submeta a essa regra divina... O ser completo é o que Deus pede e requer – não para torná-lo escravo, mas para emancipá-lo”. (Richard C. Halverson)

(Lloyd John Ogilvie, em “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 17 de fevereiro)

Um comentário:

  1. AMEM. FOI UM DOS COMENTARIOS MAIS BONITOS QUE JA VI, GLORIOSO SEJA O NOME DE JESUS! TODOS TEMOS PROBLEMAS , MAS HA UM DEUS QUE SE CHAMA JEOVA-SHALOM. ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails