sexta-feira, 4 de abril de 2008

O evangelho de Lucas - parte 17

O décimo segundo capítulo de Lucas começa na verdade continuando o que foi dito no capítulo 11, onde Jesus repreendia fariseus e doutores da lei. Tudo iniciou pelo fato do fariseu, que convidou Jesus para almoçar, estranhou que nosso Mestre não tenha se lavado antes. Por isto, Jesus começa a reprová-los em suas atitudes.

Então é no começo do capítulo que Lucas descreve a multidão se ajuntando para ouvir o que Jesus estava dizendo. Não deveria ser comum que uma pessoa tão respeitada como Jesus reprovasse tais regras que fariseus adotaram, e que reprovasse os próprios fariseus, que eram aqueles tidos como os mais irrepreensíveis. O que eles fizeram para ser tão duramente reprovados?

Era sua hipocrisia. Era o fato de dizer uma coisa, e praticar outra. Esconder suas verdadeiras atitudes. Um cristão deve sempre ser verdadeiro, ele não deve menosprezar outras pessoas. Jesus compara esta hipocrisia ao fermento, que faz crescer a massa, ou como diz Paulo:

(Cl 2:18) Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal,

A hipocrisia incha pelo entendimento carnal, de tal forma que aqueles fariseus se tornaram sábios e limpos aos próprios olhos. Não há motivos para se esconder seus atos. Tudo um dia será descoberto e exposto ao mundo. Nem o medo dos homens serve de desculpa: o medo de Deus, que é muito maior e pode fazer coisas maiores deveria ser também maior.

E Deus, que tem tudo sobre Seu controle, até os pássaros que são vendidos no mercado, pode ajudar aqueles que O confessam. Quem confessa o Filho diante dos homens, será defendido por Ele diante do Pai. O título Filho do Homem é geralmente usado por Jesus para se referir à sua humanidade, e é interessante que Paulo depois comente sobre o papel do Espírito Santo nesta confissão:

(1Co 12:3) Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.

O mesmo seria dito por João também:

(1Jo 4:2) Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

Talvez por isto a blasfêmia contra o Espírito Santo seja tão grave, pois é Ele que orienta, aquele que gera a confissão, sela o cristão para a salvação. É Ele quem vai ensinar tudo o que será dito aos cristãos presos e perseguidos.

Talvez por Cristo estar repreendendo os fariseus, alguém pediu para que ele repreendesse também seu irmão, que não queria repartir sua herança. Mas Jesus não veio para julgar causas de heranças. Além do mais, disputas sobre herança só revelam a cobiça dos envolvidos. É aqui que Jesus dá outro golpe fatal na teoria da prosperidade: "a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui" (versículo 15). Para ilustrar o que ele disse, nos conta a parábola de um certo homem que possuia muitas riquezas, e que resolveu construir celeiros maiores para poder guardar mais riquezas. Mas ele não sabia que morreria aquela noite mesmo. Riquezas ele não poderia levar consigo. Então Jesus nos revela a maior riqueza: a riqueza para com Deus, que sempre nos acompanha.
E é por isto que Jesus nos disse para não vivermos ansiosos. Devemos confiar na Providência divina, assim como ele fez seus discípulos confiarem, quando os enviou para pregar. Aqueles que não possuem Deus se preocupam com o que vão comer ou vestir, pois não acreditam nesta Providência divina. Nós devemos acreditar nela, pois vemos Deus se preocupando com muitas coisas que são destruídas, por que não se preocuparia Ele conosco, se nós o temos como Pai?Então, antes de procurar teologias da prosperidade por aí, vendamos tudo, e demos esmolas, fazendo assim um tesouro que jamais acabará.

Jesus passa então a exortar seus discípulos a vigiarem. Não devemos agir de modo errado, achando que dará tempo para corrigir. Devemos agir sempre de forma correta, como se nosso Senhor viesse agora. Quem sempre agiu bem será bem recompensado. Quem agiu mal, será castigado conforme sua culpa. E de desde aquele dia em diante, Jesus predisse que Ele causaria muitas discordâncias ainda, pois em Seu nome muitos se dividiriam. De fato, podemos dizer que isto sempre aconteceu. As pessoas não tem sido bons escravos, por que não têm prestado atenção nos sinais dos tempos. Se prestassem atenção assim como fazem para ver se vai chover ou não, agiriam mais corretamente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails