quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Uma ferida que ainda sangra...

O site Cristianismo Hoje traz um artigo lembrando os 30 anos do suicídio coletivo de mais de 900 seguidores da seita Templo do Povo (People's Temple), fundada pelo pastor americano Jim Jones, que havia reunido todas essas pessoas na Guiana, num vilarejo que ele também fundou, chamado de Jonestown. No dia 18 de novembro de 1978, a alucinação religiosa coletiva chegou ao final, mas para quem acompanhou as terríveis notícias (e as imagens) da época, parece que foi ontem.

Por falar nisso, ontem a Fox News exibiu algumas fotos inéditas da barbárie, que ainda chocam e arrepiam da mesma maneira que há 30 anos atrás... talvez seja por isso que este massacre não recebeu até hoje uma análise mais aprofundada. Houve até um seriado muito bom que a Globo exibiu ali na virada dos 70's para os 80's, mas, até onde sei, nunca se procurou medir o impacto que este massacre teve nas igrejas evangélicas (e na pregação do evangelho) a partir de então.

Eu me converti em 1983, 5 anos depois, mas a minha geração de crentes sentiu na pele o medo e a desconfiança que este episódio gerou, além das piadas macabras e dos comentários maldosos que todos nós éramos obrigados a ouvir. O próprio Chico Anisio se inspirou no massacre para criar o personagem cômico Tim Tones, algum tempo depois, aquele da música "Tim Tones, glória, Tim Tones" e do "vamos passar a sacolinha". Era uma sátira aos televangelistas americanos da década de 70, nem todos sérios, que marcaram a "virada" de um modelo de igreja muito mais comprometido com a pregação da Palavra para outro(s) modelo(s) em que o dinheiro e a mídia eram (muito) mais importantes. O acontecido em Jonestown talvez os tenha obrigado a mudar seu foco para algo mais light, mais "consumível", mais palatável, menos tenebroso e menos arriscado. Daí termos partido para o outro extremo, em que a igreja se assemelha mais a um clube de serviço para as pessoas trocarem afáveis cartões de visita. Afinal, business is business...

De qualquer maneira, ainda existem muitos loucos dirigindo seitas fanáticas mundo afora, mas acho que a possibilidade de algo parecido acontecer de novo é remota no meio dito "evangélico", já que os Jims Joneses de hoje prometem o paraíso na Terra, com cartões, carrões e mansões, e no momento que um deles ordenasse alguém a tomar a poção de cianeto, a sua máscara (e o seu veneno) cairia por terra...

Infelizmente, são lições macabras que podemos tirar das tragédias, mas nada trará de volta os inocentes (principalmente as dezenas de crianças) que um louco conseguiu enganar e submeter ao seu desatino, isso em nome do (seu) evangelho, mas que pelo menos sirva para os crentes de hoje examinarem melhor o que dizem seus "profetas", muitos não menos perigosos do que Jim Jones ou menos ridículos e gananciosos que Tim Tones.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails