terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ansiedade criativa

Leitura bíblica: Lucas 15:11-24

Versículo-chave: “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti.” (Lucas 15:18)

Meditação: A ansiedade criativa existe. Jesus parece estar dizendo que devemos ser muito mais ansiosos por viver no reino sob a direção de Deus do que acerca das coisas que em última instância não têm valor.

Os ouvintes de Jesus pensavam ter vencido espiritualmente. Tomavam a Deus como coisa assentada e usavam mal a eleição de ser o seu povo. Haviam ficado descuidados e estavam tentando manipular a Deus para seus próprios propósitos.

Colocaram-no numa prateleira e só o tiravam de lá quando dele precisavam.

Fazemos praticamente o mesmo. Tratamos a Deus como um adjunto de uma vida plena. Usamos a oração em épocas de crise e necessidade e só pensamos em Deus e em sua vontade quando estamos imprensados contra a parede de um problema insuperável. A direção de nossa vida está sob nosso próprio controle.

Jesus parece estar dizendo: “Não esteja tão seguro de poder usar a Deus desse modo; sem o saber, sua ansiedade pelas pequenas coisas, na realidade é causada pela ansiedade da separação de Deus”. Esse tipo de ansiedade mais profunda é um dom de Deus. Diz-nos que algo está errado ou fora do lugar. A inquietação que sentimos nos momentos tranqüilos, quando tudo ao nosso redor está calmo, a solidão mesmo entre pessoas, a profunda insegurança ainda que tudo pareça em ordem – é ansiedade criativa, porque nos pressiona de volta para Deus. Aquilo que finalmente aconteceu com o filho pródigo pode acontecer a nós. Por que viver do modo que vivemos, se nosso Pai nos está esperando?

Pensamento do dia: A ansiedade criativa é um dom de Deus.

(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 18 de agosto)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails