quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A pedra de toque

Peço desculpas de antemão por ter que recorrer a este espetáculo grotesco, das "instruções" de Edir Macedo aos seus discípulos sobre como ganhar dinheiro com as coisas sagradas, que foi amplamente divulgado pelo Jornal Nacional da Globo, e se encontra no Youtube (ver abaixo). É claro que a matéria é requentada e que a Globo quer que a Record e o Edir, digamos, explodam, mas por mais que a família Marinho não seja exatamente "sagrada", os fatos falam por si mesmos e eu queria me limitar a uma das "lições" bíblicas com que o Edir Macedo nos "agracia" no vídeo em questão. Em determinado momento ele se refere ao conhecido episódio em que Moisés, depois de atravessar o Mar Vermelho, já no deserto do Sinai, fere a rocha para fazer com que ela mine água:

Números 20

7 E o Senhor disse a Moisés:
8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, que ela dê as suas águas. Assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
9 Moisés, pois, tomou a vara de diante do senhor, como este lhe ordenou.
10 Moisés e Arão reuniram a assembléia diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11 Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu água copiosamente, e a congregação bebeu, e os seus animais.

Na "lição", Edir diz que "tocar a rocha com o cajado", como Moisés fez, é uma demonstração de fé, de força, de poder, de determinação, que todo pastor da Universal deve dar perante os fiéis. Entretanto, pode até passar desapercebido pela maioria dos crentes, mas, longe de ser um exemplo de fé, este foi um episódio de desobediência de Moisés, com graves consequências, conforme o versículo seguinte deixa claro:

12 Pelo que o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes dei.

Deus tinha dito a Moisés que FALASSE à rocha, e não que a tocasse com seu cajado, mas Moisés não só não falou nada à rocha como a "feriu" duas vezes com o cajado, pelo que Deus o castigou não lhe permitindo que entrasse na Terra Prometida.

Chama a atenção, portanto, que alguém que se intitula "bispo" e líder de uma igreja alegadamente "cristã", cometa um erro crasso num episódio bíblico tão conhecido e tão decisivo na vida de Moisés. Não por acaso, o orgulho e a vaidade fizeram com que Moisés buscasse a exibição de poder e prestígio naquele dia, e terminou pagando muito caro por isso: viu a Terra Prometida apenas de longe, mas nela não entrou (Deuteronômio 32:48-52). Talvez os episódios atuais não sejam mera coincidência.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails