quarta-feira, 3 de março de 2010

Macumba cóspel for export

Para aqueles que estão indignados com o sincretismo que algumas igrejas "evangélicas" brasileiras estão promovendo com os rituais de umbanda, o vídeo abaixo mostra como isto está acontecendo nos Estados Unidos. Registre-se que os praticantes de umbanda não têm nada a ver com isso, e a sua liberdade religiosa deve ser respeitada. O problema é esta verdadeira apropriação por "evangélicos" de algums rituais próprios da religião afrobrasileira. Aliás, este fenômeno deveria ser melhor estudado dos pontos de vista sociológico e antropológico, já que os umbandistas foram combatidos e perseguidos por muitas igrejas neopentecostais, que, no entanto, promoveram o sincretismo com as práticas místicas que diziam abominar.

No vídeo em questão, o pastor Rick Joyner - do MorningStar Ministries de Fort Mill, South Carolina -, promove uma verdadeira sessão de umbanda na sua igreja americana (sim, nos EUA!), com direito a som de atabaque e ritmo de umbanda, como se fosse um reteté brasileiro qualquer. O "pastor" diz que os instrumentos africanos são portadores de uma "unção" que pode ser transferida à plateia, que entra em êxtase. Nada diferente do que acontece em muitas igrejas brasileiras, infelizmente. Talvez alguém mais sarcástico possa se defender dizendo que, já que os norteamericanos nos exportaram a "teologia" da prosperidade, os brasileiros estão agora se "vingando" mandando essa macumbaria esotérica pra lá. É "unção" pra lá, "unção" pra cá. E durma-se com um barulho desses...






P.S.1: vi o vídeo no Scotteriology

P.S.2: Para uma análise mais detalhada do que Rick Joyner prega, leia este artigo de Richard Engstrom, traduzido por Mary Schultze.

Um comentário:

  1. Estimado Irmão!
    Na verdade o que estes Ministros estão fazendo nada mais é que Hipnose Coletiva, abrindo os canais da mente destas ovelhas para outros espíritos. Pelo menos nos terreiros afro existe uma certa ordem de culto, o que não vemos aí. É uma histeria geral. Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails