terça-feira, 13 de abril de 2010

A mentira da unção

Algum tempo atrás, um vídeo de Davi Silva tendo uns piripacos numa ministração da Casa de Davi em Londrina (PR) provocou polêmica na rede, pelo seu testemunho um tanto quanto esdrúxulo, e também por manifestações físicas (muito mal ensaiadas e desempenhadas, por sinal) que se assemelhavam mais a um terreiro de umbanda:



O espetáculo grotesco parecia mais uma farsa, por mais que a gente não quisesse admitir que alguém que diz falar em nome do Senhor cometesse tal blasfêmia. Pois, infelizmente, nossos piores temores foram confirmados. Vejo hoje no blog do Pastor Valdir que Mike Shea (líder da Casa de Davi) e o próprio Davi Silva publicaram um vídeo em que este último diz que muitos dos seus testemunhos e práticas eram, na verdade, mentira...


o texto na íntegra está no site da Casa de Davi

Triste, não? Repare na ênfase reiterada que Mike Shea dá, no seu discurso, à expressão "custe o que custar". Parece que muitos evangélicos não se satisfazem mais com o sacrifício único e insubstituível de Jesus, Aquele que, verdadeiramente, não mediu custos para nos salvar. 

Da mesma maneira, é estranho que tantos "pastores" preguem exclusivamente sobre o "sobrenatural" e não consigam enxergar o que está acontecendo um palmo à frente do nariz. 

É lamentável que muitos crentes aceitem esses testemunhos como verdadeiros sem nenhuma reserva crítica, um mínimo de discernimento cristão, quando tudo indica que eles servem apenas para autoafirmação de uma autoridade espiritual inexistente ou para recreação e entretenimento de almas perdidas. 

Isto fica mais claro no vídeo em que Davi Silva dá seu testemunho na Igreja Batista da Lagoinha, contando que "foi curado de síndrome de Down" (?!?!?!). 

Ora, qualquer pessoa de mediana instrução sabe que a síndrome de Down é uma anomalia genética, provocada por três cromossomos 21 (um a mais do que o normal), e dizer que precisa ou deva ser curada não deixa de revelar um enorme preconceito, pois a quase totalidade das famílias - muitas evangélicas - que têm um portador de Down em casa sabem que eles são uma bênção de Deus nas suas vidas e não a consideram uma "doença". 

Logo, fica difícil sustentar uma "cura" como essa, pois revela de duas uma: ou ignorância ou mentira. Se bem que não se pode descartar a hipótese das duas coisas ocorrerem simultaneamente...


De qualquer maneira, a mentira não subsistiu. 

Apesar de discordar dos métodos tanto de Mike Shea (e seu evangelho judaizante) como de Davi Silva, peço a Deus que dê a ambos, e àqueles que os seguem (ou seguiam) a verdadeira conversão a Cristo, que dispensa espetáculos, unções inventadas, entretenimentos e shofares. 

Temo, entretanto, que muitos dos "testemunhos" que vemos e ouvimos todos os dias nas igrejas pelo Brasil provenham da mesma origem: o pai da mentira (que sequer foi mencionado no vídeo da "retratação"). 

Se a contrição de Davi Silva é arrependimento ou remorso, ele se entenderá com o Senhor. 

A seu favor conta o fato de ter se retratado publicamente, mas se sofre de mitomania, deveria procurar tratamento especializado. 

Há esperança para você, Davi! 

 É sintomático que a igreja evangélica brasileira goste muito de alguns dons do Espírito Santo, como operação de milagres, profecias e falar em línguas, mas se esqueça completamente do dom de discernir espíritos que está no mesmo versículo (1 Coríntios 12:10).


2 comentários:

  1. Entrei no blog e gostei logo de cara.
    Estou seguindo.
    Retribuindo também a visita.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Poxa mano Hélio... me lembrou daquele testemunho de um pastor da Hillsong acho, que até saiu no DVD deles.. que ele dizia ter cançer mas era tudo mentira pra sustentar o vicio de pornografia dele... mó sinistro!!!

    Ele enganou todo mundo até os mais próximos dele... mas não resistiu por muito tempo continuar com a mentira e revelou depois!

    Abração

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails