segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ADHONEP, Morris Cerullo e ecumenismo

Já é tarde, a hora já passou, o leite foi derramado, mas não custa nada lembrar que uma das entidades que apresentou Morris Cerullo ao Brasil, como o próprio Malafaia faz questão de dizer, foi a ADHONEP - Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno. 

Na sua megastore, por exemplo, está à venda o DVD da "preleção" de Cerullo no congresso de 2003, com a seguinte descrição:

A credibilidade do Dr. Morris Cerullo para o ensino espiritual é em si mesma notável. Trata-se de um momento único na história das Convenções. Prepare-se para mergulhar nas Escrituras e receba poder para viver na dimensão vitoriosa da provisão total e do suprimento contínuo em todas as áreas – as Convenções da Adhonep estão entre os maiores eventos do Brasil. E a partir de agora, as sensacionais imagens e os detalhes desses momentos históricos chegam até você através desta edição especial. Um projeto espetacular, com ministrações inesquecíveis, preparado com exclusividade para todos aqueles que apreciam os eventos e as grandes programações da Associação de Homens de Negócio.

É no mínimo curioso que entidades até certo ponto amorfas como a ADHONEP consigam reunir tanta gente das mais variadas denominações evangélicas com o fim de juntar homens de negócios numa espécie de Rotary Club espiritual para trocar cartões, ao mesmo tempo em que promove uma série de heresias e desvios doutrinários que terminam sendo absorvidos indiscriminadamente por muitos líderes, que os implantam nas suas igrejas. 

Mais interessante ainda é ver que a maioria dessas igrejas declara uma aversão a qualquer diálogo ecumênico, quando - na prática - adota o ecumenismo mais desenfreado com todas as influências místicas e pagãs sem qualquer filtro bíblico. 

Acho legítimo que pessoas com afinidades religiosas se reúnam para promover o bem comum sem esquecer da coletividade que professa outra fé (ou mesmo a ausência dela), mas no fundo, instituições como a ADHONEP estão sendo usadas para propagar os ensinos místicos de figuras exóticas como Morris Cerullo, alguém que, para eles, têm uma "notável credibilidade". 

Bons tempos aqueles em que os crentes devotavam sua credibilidade apenas a Deus...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails