segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Hitler na campanha alemã contra a AIDS

Vi no blog BLCKDMNDS que Hitler, Stalin e Saddam Hussein são, por assim dizer, as "estrelas" da nova campanha publicitária de prevenção contra a AIDS na Alemanha. O tema é pra lá de controverso e se há nele alguma similaridade com o nazismo, esta é justamente a discussão sobre os limites da propaganda. O conteúdo é de gosto duvidoso e apresenta um certo erotismo macabro que pode ofender os desavisados (devo alertar), e o comentário do BLCKDMNDS, em português de Portugal, é o seguinte:

“A AIDS é uma assassina em massa”. É esta a mensagem de uma campanha de prevenção do HIV na Alemanha. Apesar da causa nobre, o vídeo causou bastante polémica no país. Não pelo conteúdo sexual, mas pelo facto do protagonista ser o líder Nazi Adolf Hitler.

As autoridades de saúde alemãs desaprovaram a campanha, bem como o representante da comunidade judaica, Stephan Kramer. “Hitler vende. A terapia de choque é a forma popular de atrair as atenções. E de facto, conseguiram. Mas os danos colaterais existem. É um insulto para as vítimas da era Nazi, entre eles homossexuais e lésbicas que foram enviados aos milhares para os campos de concentração”. A campanha foi encomendada pela organização humanitária alemã “Regenbogen” a uma agência de publicidade em Hamburgo chamada Das Commitee. Os criativos explicam as razões da polémica opção: “Queriamos dar ao vírus uma cara e essa cara não pode ser bonita. E é por isso que escolhemos Adolf Hitler, Estaline e Saddam Hussein”.

Várias organizações que apoiam seropositivos sublinharam que a campanha poderá levar a que a opinião pública identifique quem sofre de sida com Hitler e os restantes ditadores, reforçando preconceitos já existentes.







Um comentário:

  1. Nossa, que forte! Infelizmente chegamos a um ponto que, parece que palavras com respeito e consciência não fazem mais efeito nos conselhos. Ouvi um Pastor dizer algo que me espantou. Ele meio que desapontado desabafou:Chegamos a um nível tão desequilibrado em relação aos jovens que me leva a pensar:Será que agora ao invés de pregar um namoro sem sexo vou ter que ministrar " Usem camisinha"?

    Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails