segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ramadã à brasileira

Artigo do site Opera Mundi:

Daniella Cambaúva e Laisa Beatris | São Paulo

Ramadã à brasileira: como os muçulmanos de São Paulo passam o mês sagrado do Islã

O relógio da família Jarouche, que mora em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, toca às cinco horas da manhã. Eles acordam, fazem uma refeição leve e se preparam para fazer a fajr, primeira oração do dia. A mãe, Fátima, e a filha mais velha, Tamara, fazem o wudu, o ritual de lavar as mãos antes das orações e rezam em casa. O pai e o filho Youssef vão à mesquita e, em seguida, saem para o trabalho.

Por volta do mesmo horário, a chegada dos fiéis para a primeira oração do dia na mesquita xiita do Brás, na zona leste de São Paulo, se mistura com a de lojistas que montam barracas. Dentro da mesquita, alguns poucos fiéis começam a ler o Alcorão em voz alta, e o som da frase “Allahu Akbar" (“Deus é o maior!”, em árabe), a voz do imame (sacerdote), transmitida pelos alto-falantes chamando para oração, mistura-se com o sucesso de Lady Gaga que toca do outro lado da rua.

Em um cenário nada típico, começa o dia dos muçulmanos que vivem no Brasil durante o Ramadã, mês sagrado do calendário islâmico. Durante 30 dias, a rotina dos fiéis é alterada. Do nascer ao pôr do sol, não podem comer nem beber nada. A exceção ao jejum é para pessoas doentes, mulheres grávidas, lactantes ou em período menstrual. As crianças começam a praticá-lo aos poucos, a partir dos sete anos e começam completamente aos 14 anos.

Esta segunda-feira (6/9), é o 27º dia do Ramadã, uma data especial porque foi na noite entre os dias 26 e 27 do mês sagrado do islamismo que o profeta Maomé teria recebido a primeira revelação do Alcorão.

Vizinhos

Se não fossem pelas reclamações dos não-muçulmanos que moram perto da mesquita, os fiéis da mesquita do Brás seriam chamados para fazer oração pelo adhan – som emitido pelos alto-falantes no minarete, como acontece em algumas mesquitas do Brasil e é comum em outros países. Em São Bernardo do Campo, os vizinhos fizeram uma reclamação e a prática foi proibida.

“Chamava antes, aí o povo começou a reclamar. A gente reza às cinco da manhã, mas não tocava às cinco da manhã. Tocava meio-dia, tocava às 15h e às 20h. Ai o povo [os vizinhos] começou a fazer abaixo assinado, começou a reclamar”, contou Tamara Jarouche. Segundo Fátima, os vizinhos se sentiam incomodados porque o chamado é feito em árabe e eles diziam não poder entender o que estava sendo dito.

Este é apenas um dos contratempos que os brasileiros que são fiéis do Islã enfrentam para fazer a resignação do Ramadã. No Brasil, alguns muçulmanos encontram dificuldades para interromper o trabalho e rezar, contou o jovem xeque Mohamad al-Bukai, da mesquita sunita do Brás. O problema é mais comum entre aqueles que não são autônomos e que não trabalham para outros muçulmanos.

No Egito, onde 90% da população é muçulmana, o governo implementou o horário de inverno para adiantar em uma hora o pôr do sol durante o Ramadã. Nos Emirados Árabes Unidos, um decreto religioso autorizou os operários expostos ao calor a quebrar o jejum para não terem problemas de saúde. Na Arábia Saudita, a jornada de trabalho foi trocada.

Convivência

Para Youssef Jarouche, um dos maiores problemas de fazer o Ramadã no Brasil é que a maioria da população não está de jejum.

“Sinto uma boa dificuldade no Brasil. Porque, como não tem muitos muçulmanos, você vê todo mundo na rua diferente de você, todo mundo comendo, fazendo outras coisas que você não pode fazer”, disse Youssef.

Sua irmã Tamara conta que, atualmente, estuda em um colégio islâmico e, portanto, as dificuldades diminuíram. Mas nem sempre foi assim: quando estudava em outro colégio, ela ficava com outros colegas muçulmanos, sentada na escada durante o intervalo para não ver os outros comendo.

Já Aisha – como prefere ser chamada Jeane Pires Manzolini, que se converteu ao Islã há um ano e meio – afirma que não sente dificuldades para conviver com não-islâmicos, mas que o mais difícil é suportar a sede nos dias quentes e secos. “Sinto falta da água; da água eu sinto bastante”, disse. Atualmente, ela recorre à Justiça para incluir em seu registro o nome islâmico que escolheu, em homenagem à terceira esposa do profeta Maomé.

Purificação

O jejum – um dos cinco pilares do Islã, praticado por cerca de 1 bilhão de fiéis pelo mundo e mais de 1,5 milhão no Brasil – não é visto pelos muçulmanos como punição, mas como uma “purificação espiritual que enfraquece o corpo e fortalece a alma”.

“O jejum serve para que você também pense nas pessoas que não podem comer, que não podem beber, que têm dificuldades para isso. Para que você se compadeça, seja solidário com eles e entenda o que eles estão passando”, afirmou Aisha.

Além do jejum, há o acréscimo de uma oração não obrigatória, o tarawih, que significa " oração dos descansos", feita após a quinta reza do dia, o ichá. As outras orações diárias são fajr, zuhr, asr e maghrib.

Desjejum

O relógio da família muçulmana no ABC volta a tocar pouco depois das 17h. Enquanto Fátima prepara o jantar, pega uma tâmara, come, e grita para avisar a filha que é hora de quebrar o jejum. Fátima, Tâmara e Leila, a caçula de sete anos, esperam os homens para fazer a refeição.

O Ramadã – que, em árabe, significa “ser ardente” – começou no dia 11 de agosto no Egito, na Arábia Saudita, na Indonésia, nos Emirados Árabes Unidos, na Jordânia, na Síria, nos territórios palestinos, no Marrocos, na Argélia, na Tunísia, na Líbia, no Afeganistão, na Malásia e em Cingapura. Os xiitas do Irã e do Iraque começam no dia 12, assim como os indianos e os paquistaneses, que esperam que a lua marque o início do nono mês do calendário islâmico. O Ramadã é considerado sagrado porque se acredita que foi nesse período que o Alcorão, o livro sagrado para o islamismo, foi revelado ao profeta Maomé em Meca.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails