quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Justiça social no Velho Testamento - 12

Parte 12 - O mundo em paz e harmonia

por Richard Foster

A visão de inteireza e paz, que brilha como um farol para toda a Antiga Aliança, nos dá importantes percepções sobre a simplicidade cristã. Este tema é maravilhosamente reunido na palavra hebraica shalom, um conceito rico em significado que ressoa com inteireza, unidade, equilíbrio. Trazendo em si (mas muito mais amplo do que) o conceito de paz, ele significa uma comunidade harmoniosa, interessada, com Deus em seu centro como o principal sustentador e mais glorioso habitante. Essa visão grandiosa de shalom começa e termina nossa Bíblia. Na narrativa da criação, Deus trouxe ordem e harmonia a partir do caos; e no Apocalipse de João, temos a inteireza gloriosa de um novo céu e uma nova terra. A criança messiânica que nascerá é o Príncipe da Paz (Isaías 9:6). Justiça, retidão e paz deverão caracterizar seu reinado eterno (Isaías 9:7). No centro do sonho de shalom encontra-se a maravilhosa visão de todas as nações chegando ao monte do templo de Deus para aprenderem seus caminhos e andarem nas suas veredas; para converterem suas espadas em relhas de arados e suas lanças em podadeiras (Isaías 2:2-5; Miqueias 4:1-4). Shalom traz até a ideia de uma unidade harmoniosa na ordem natural; a vaca e o urso tornam-se amigos, o leão e a ovelha deitam-se juntos, e um pequenino os guiará (Isaías 11:1-9). Estamos em harmonia com Deus – fidelidade e lealdade prevalecem. Estamos em harmonia com o nosso próximo – justiça e misericórdia sobejam. Estamos em harmonia com a natureza – paz e unidade reinam.

(FOSTER, Richard. Celebração da Simplicidade. Campinas: United Press, 1999, p. 45)

3 comentários:

  1. Mano Hélio,

    Será que este Richard leu realmente o Velho Testamento?

    Shalom para meus manos hebreus, morte aos cananeus, filisteus, gebuseus, morte a todos eles, filhos do cão que estão ocupando uma terra que é minha.

    Isso é justiça social?

    Se você estivesse falando de Confúcio, aí sim.

    Abraços,

    Evaldo Wolkers.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, mano Evaldo!

    Talvez não tenha dado pra perceber nos textos que estou postando a ênfase que o Foster dá no fato de que este era um ideal de justiça que nunca foi alcançado pelos próprios judeus, como no caso dos juros, por exemplo. Quanto à violência do Velho Testamento, eu acho complicado analisar fatos e conjunturas sócio-econômica-culturais de 30 séculos atrás com os olhos do século XXI. O assunto se tornaria inesgotável, obviamente, porque me parece que os textos sagrados em geral são escritos sem a intenção de esmiuçar todos os detalhes de uma determinada época, mas principalmente para reforçar mitos e tradições que necessitavam ser transmitidos de geração em geração para garantir a sobrevivência da tribo, do sangue, da linhagem, do sêmen afinal. Territorialidade animal em essência. Apesar de todos os ensinamentos trazidos pelos grandes líderes religiosos, e apesar de terem representado uma virada na vida de seu povo e dos povos vizinhos, eles não foram capazes de impedir a violência, que é sempre justificada ao gosto do líder político de ocasião. Isto, para mim, apenas reforça a ideia de que a maldade é inerente ao ser humano, e o Divino, seja Ele(a) qual for naquela conjuntura, tem enorme dificuldade em lidar com a miséria humana, cujos exemplos vemos todos os dias até hoje.

    Então, a intenção que tive com esses textos foi justamente apontar um ideal, reconhecidamente inatingível nas nossas circunstâncias, e o seu comentário é muito oportuno para ressaltar o abismo que existe entre o sonho e a prática.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Agora entendi mano.

    Uma justiça social não alcançada.

    Porque eu não concordo muito com gente que vê o VT como "fonte de leite e mel", porque tem o outro lado, a "fonte de sangue e fel", rsrs.

    Sonhos à parte, realidade é realidade, rsrs (ou seria mito é mito?), rsrs.

    Abraços.

    Evaldo Wolkers.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails