segunda-feira, 14 de março de 2011

(+1) garoto negro assassinado

Mais uma morte deplorável num crime que, pra variar no Brasil, não vai dar em nada. E ele só tinha 16 anos de idade. Notícia do Diário Gaúcho:

Testemunha contra detalhes sobre a morte de boxeador

Campeão brasileiro da categoria de 16 anos e integrante da seleção brasileira de pugilismo, Tairone da Silva foi morto

O boxeador, promessa do esporte e considerado ídolo de Osório, no Litoral Norte, foi morto na tarde de sexta, a uma quadra de casa, no Bairro Mariluz. O autor confesso dos tiros que mataram o jovem atleta é PM.

- O que aconteceu ainda é mistério

Por volta das 13h, Tairone voltava da casa de um amigo. Seguia pela Rua Farrapos, onde mora, quando encontrou o PM Alexandre Camargo Abe, 29 anos, que estava à paisana.

O que aconteceu até testemunhas ouvirem três disparos ainda é um mistério. O que a polícia sabe é que quando o terceiro tiro foi dado, Tairone já estava no chão.

– Eu estava com a mãe dele (Tairone) no telefone quando ouvi os tiros. Eu disse, Cláudia, deu dois tiros, e o Tairone tava passando. Eu saí pra rua e vi o PM em cima do guri, com a arma na mão – conta Maria de Fátima Salazar, 50 anos.

Minutos depois, a mãe de Tairone, Cláudia da Silva, 43 anos, chegava ao local do crime:

– Ele pegou meu filho no colo, colocou no carro e levou a gente para o hospital.

- PM diz que foi ofendido

Segundo Alexandre, Tairone o teria ofendido. O brigadiano contou que foi tirar satisfações e, após uma discussão, os dois teriam entrado em luta corporal e brigado pela pistola do policial. Para se defender, o PM atirou.

Conforme o delegado Celso Ferri, Alexandre está no quartel à disposição da Justiça.

Tairone foi velado na Câmara de Vereadores e será homenageado na tarde de sábado durante a inauguração de uma academia a céu aberto.

- Ídolo da garotada

Membro das seleções brasileiras juvenil e adulta e atual campeão nacional de peso médio, Tairone era ídolo em Osório. O jeito de bom moço transformou o jovem em garoto-propaganda do boxe na sua cidade. Ao empilhar medalhas e cinturões, se tornou admirado pela garotada, levando muitos a se inscreverem para as aulas do seu treinador Anildo Pereira, dentro do mesmo projeto social que apresentou Tairone ao pugilismo.

Ao se tornar campeão brasileiro na categoria 75kg até 16 anos, o então bicampeão gaúcho garantiu vagas nas seleções. E, em sua primeira competição pela equipe adulta, no Chile, conquistou o campeonato de Boxeo Verano 2011, com um nocaute aos 13 segundos de luta. Para os especialistas, os disparos interromperam uma carreira promissora.

- Agressão na quinta

Na Rua Farrapos, moradores tentaram colocar fogo na casa do PM. Os vizinhos e familiares contaram que na quinta-feira, por volta do meio dia, o soldado teria ameaçado Tairone, colocando a pistola .40 na boca do atleta.

– O Tairone chegou em casa chorando – desabafa a mãe, que não registrou o caso a pedido do filho.

O boato de que o autor dos disparos seria um outro rapaz, residente no Centro, se espalhou pela cidade. Conforme o delegado Celso Ferri, o rapaz registrou ocorrência de que foi pego em casa por PMs e espancado. O caso também será apurado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails