domingo, 13 de março de 2011

Roubaram a eternidade de João 3:16

Um dia desses, eu tive o desprazer de ver e ouvir, de passagem, um desses lobos que se travestem de "pastor" na televisão, e deu tempo de ouvi-lo recitando o versículo de João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Reparei, entretanto, num detalhe sórdido: a última palavra - "eterna" - não foi falada, enquanto a isolada palavra "vida" teve uma ênfase exagerada. Na visão do espertalhão, a promessa divina se refere única e exclusivamente à "vida" terrena, o que justificaria, então, a sua pregação materialista e diabólica da chamada "teologia da prosperidade". Ele - propositalmente - omitiu a característica "eterna" da vida prometida pelo próprio Jesus a Nicodemos (e todo aquele que nEle crê) no versículo em questão. Assim conseguiu falsificá-lo e restringir seu alcance ao aqui e agora, o que lhe deu a possibilidade de manipular e extorquir a fé dos incautos que o ouvem e o seguem.

É sintomático que justamente este versículo tenha sido deturpado. Sinal gritante da decadência da igreja evangélica brasileira. João 3:16 foi, por décadas, a pedra de toque da pregação evangelística não só no Brasil, mas no mundo todo. Aqueles que estão na estrada há mais tempo se lembrarão de que, na década de 80, era muito comum cartazes com a inscrição "João 3:16" em inglês ("John 3:16") serem exibidos nas plateias e arquibancadas de eventos esportivos com transmissão e repercussão mundial, como a Copa do Mundo de futebol de 1982 na Espanha e as Olimpíadas de Los Angeles, EUA, em 1984. Às vezes, estavam escritos nos idiomas dos países diretamente envolvidos na disputa. Aos poucos, as demonstrações religiosas foram sendo banidas dos estádios e ginásios e hoje são proibidas ou reprimidas.

Coube, entretanto, a lobos devoradores saídos de dentro da própria igreja que se diz "evangélica" a tarefa satânica de pinçar e distorcer este precioso versículo a fim de ajustá-lo aos seus propósitos mundanos espúrios. Para tanto, já encharcados de malícia, não se envergonham de roubar a "eternidade" não só do contexto, mas principalmente do texto de João 3:16, para que o versículo deteriorado sirva de pretexto às suas promessas humanas de prosperidade mediante a contribuição financeira daqueles que foram enganados pela pregação capciosa, além da própria concupiscência, e terminaram virando presas fáceis desses estelionatários da fé.


Um comentário:

  1. Graça e paz amado irmão, louvado seja Jesus por sua vida e discernimento do que estão fazendo com o evangelho de Cristo, ou seja, espondo-o ao ridiculo.
    Pr. Reginaldo S. S.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails