domingo, 26 de junho de 2011

Asteroide passará muito perto da Terra amanhã

Tudo bem que o que não falta em 2011 é previsão do fim do mundo, mas não precisa entrar em pânico, ainda não chegou a nossa hora (coletivamente falando). O "meteoro" (maneira de dizer, já que meteoros - tecnicamente - são asteroides em miniatura) vai passar à tarde na altura do Atlântico Sul (ou seja, aqui!) a uma altitude 3 vezes mais baixa que os satélites que orbitam a terra (a 36.000km da superfície do planeta). Confira também o vídeo (feito pra assustar) que segue abaixo da notícia do Midia News:

Asteroide passará pela Terra na segunda

De acordo com a Nasa, corpo celeste é pequeno e não representa risco

Um pequeno asteroide recém-descoberto pela NASA irá se aproximar da Terra na segunda-feira (27), mas não há motivos para alarme, informa a agência espacial ameriacana.

O departamento da Nasa que cuida deste tipo deste ocorrência afirmou nesta sexta-feira (24) que a rocha espacial - identificada pela sigla 2011 MD - passará a 12.000 quilômetros acima da superfície terrestre, na altura do sul do Oceano Atlântico, a aproximadamente às 10h30 da manhã.

Embora a distância seja pequena, não é o mais perto que um asteroide já chegou da Terra. Neste ano, um pequeno asteroide chegou ainda mais perto, a 5500 quilômetros de distância do planeta.

O 2011 MD mede 10 metros de comprimento e foi descoberto esta semana por telescópios do Novo México. De acordo com os cientistas, asteróides deste tamanho passam pela Terra a cada seis anos.

Em sua passagem pela Terra, o asteroide deve ter brilho suficiente para ser obeservado com telescópios de porte médio.



Já o próximo vídeo é uma simulação da devastação que causaria na Terra o impacto de um meteoro de proporções gigantescas:


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails