quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como o pastor deve lidar com as críticas - parte 1

por David Murray,
do blog Head Heart Hand
(tradução gentilmente autorizada pelo autor)

Parte 1 - O toureiro que ama os touros

Há uma maneira do toureiro (“el matador”) evitar o confronto com os touros: nunca entrar na arena!

Só existe uma maneira de evitar a crítica no ministério, que é nunca se tornar um ministro.

Mas isso não é verdadeiro apenas quanto ao ministério. É verdadeiro em todas as áreas da vida – esporte, política, entretenimento, negócios, etc. Você nunca conseguirá nada em qualquer área da vida se não estiver disposto a receber críticas ou for facilmente abatido por elas. Certa vez John Wesley questionou em seu diário se ele estava sendo verdadeiramente correto para com Deus, já que ele não tinha recebido nenhuma crítica por um dia inteiro.

Então, se a crítica é inevitável, nós podemos nos preparar para recebê-la? Sim, nós podemos. Assim como nenhum toureiro pisa na arena sem preparação intensa, o pastor deveria também se preparar – espiritual e fisicamente – para as inevitáveis “cobranças”. Para tanto:

1. Ande em humildade diante de Deus. O orgulho precede a queda. Se nós formos autoconfiantes ou confiantes além da conta, nós iremos tropeçar, cometer alguns erros enormes e, por isso, receberemos críticas justas. Busque um profundo senso da sua própria vulnerabilidade espiritual. Ore para ser protegido do pecado e da tolice. Você será criticado mesmo que nunca peque ou faça algo tolo (lembre-se de Jesus!). Entretanto, você será ainda mais criticado se você incorrer nesses erros. Então, para quê dar munição extra a eles?

2. Desenvolva e aprofunde o amor pelos seus críticos. Os “matadores” podem até não amar os touros, e de fato geralmente terminam matando-os. Entretanto, o pastor deve amar os seus “touros” por toda a vida, ainda que eles estejam talvez tentando “chifrá-lo” até a “morte”. Você poderá finalmente perceber que há algumas poucas pessoas na sua congregação que irão criticá-lo não importa o que você diga ou faça. Em vez de desenvolver ressentimento e amargura em relação a essas pessoas, peça a Deus que lhe dê um amor como o de Cristo por eles. Isto poderá te dar um vislumbre do quanto foi difícil para Cristo amar VOCÊ.

3. Pratique o controle da língua. Provavelmente você trabalhará num nível profundo de ira torturante e esmagadora que pode levar a uma retaliação destemperada. Entretanto, enquanto processa essas emoções, pratique simplesmente dizer pouca ou nenhuma coisa em resposta às críticas. Talvez seja bom ter uma frase no bolso do colete para recorrer, do tipo “Obrigado por tomar o seu tempo para me falar sobre isso. Por favor, me dê algum tempo em oração para pensar sobre o que você disse e me permita voltar a falar sobre isso com você depois”. Eu nunca me arrependi de ter dito isto e frequentemente me arrependi de ter dito qualquer coisa a mais.

4. Procure ter um sono reparador. A preparação do toureiro envolve os aspectos mental e emocional, e até mesmo o espiritual em certas circunstâncias. Entretanto, ele também deve se preparar fisicamente se ele quiser ser refinado e ágil na sua arte. Da mesma maneira, o pastor tem que se preparar fisicamente para os ataques verbais. A falta de sono e exercícios pode nos levar a uma depressão física, que eventualmente desencadeia um golpe nas nossas emoções e nos nossos padrões de pensamento. Se estivermos descansados e em boa forma, fica muito mais fácil reagir da maneira correta àqueles que nos criticam.



Para ler a parte 2 clique aqui.

Para ler a parte 3 clique aqui.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails