sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cristãos secretos na capital do hinduísmo

A notícia é da agência católica de notícias Zenit:

Descobrir Cristo na Índia

ROMA, sexta-feira, 29 de julho de 2011 (ZENIT.org) – Existe um movimento de pessoas na Índia que seguem a Cristo mas que não estão batizadas.

Esse número poderia chegar a 50.000 membros, segundo alguns sacerdotes que trabalham em estreito contato com eles.

Os sacerdotes que trabalham na capital espiritual hindu de Varanasi (Benares), no norte da Índia, informaram dos Khrist Bhaktas – literalmente "os devotos de Cristo" – terem aumentado seja em número ou em compromisso religioso.

Em uma conversa com AIS (Ajuda à Igreja que Sofre), os sacerdotes disseram que se deve ampliar e desenvolver esse apoio à comunidade. Muitos membros dela, por enquanto, não se sentem preparados para o Batismo.

O padre Paul D'Souza, diretor da Nav Sadhana, um centro pastoral católico de Varanasi, disse que os Khrist Bhaktas mantêm grande parte da cultura hindu, dominante da região, expressando sua própria devoção a Cristo em um estilo de oração e adoração típicos da área.

O padre disse que o movimento Khrist Bhakta cresceu a partir da sensibilidade da Igreja sobre a cultura dos fiéis, por exemplo, a prática de reunião em ashram cristãos, centros espirituais e culturais organizadas para orar e formar-se em Cristo e em sua Igreja.

“O número de Khrist Bhaktas está aumentando", disse o padre D'Souza. "Eles são muito firmes em sua fé. No momento, não estamos batizando muitos, mas alguns pediram o batismo."

De acordo com relatórios recebidos por AIS, os Khrist Bhaktas muitas vezes são convidados a praticar sua fé em segredo, por medo de reação de pessoas que se opõem a uma evangelização cristã no que é considerado o coração do hinduísmo.

Os sacerdotes e outros líderes eclesiais que trabalham com Khrist Bhaktas salientaram que não fazem proselitismo e respondem somente àqueles que procuram se engajar no movimento.

Com base em relatos de AsiaNews e outras agências de notícias cristãs, milhares de pessoas frequentam os Sunday Satsangs (encontros de oração) em alguns ashram.

Padre D'Souza descreveu os projetos para a realização de um novo ashram proposto para responder às solicitações.

De acordo com alguns relatórios, poderiam existir pelo menos 50 ashram católicos, e talvez um número similar de ashram protestantes.

Para padre D'Souza, uma das razões pelas quais as pessoas são atraídas pelo movimento Khrist Bhakta é seu estilo comunitário de adoração, diferente do hinduísmo tradicional, na qual a oração é privada e tradicional.

Para os demais, as pessoas querem fugir do rígido sistema de castas que prevalece na região, especialmente opressivo nas áreas rurais.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails