terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tempestades solares poderão destruir tecnologia terrestre em 2013


2011 já se aproxima do final e nada! Se conseguirmos passar de 2012, os profetas de araque do fim do mundo já podem refazer seus cálculos bizarros e guardar a informação abaixo para lustrar suas bolas de cristal e ter seus 15 minutos de fama mais pra frente. A matéria é do Tecnoblog:

Erupções solares podem destruir tecnologia do mundo em 2013

Imagine viver em um mundo em que todo e qualquer tipo de tecnologia não funcione. Isso é relativamente fácil se você já assiste a série Falling Skies. Mas diferente do seriado, não serão os extraterrestres os responsáveis por interferir e alterar o bom funcionamento de milhões de gadgets ao redor do mundo e sim algo bem mais conhecido: o Sol.

De acordo com cientistas da NASA, desde a última segunda-feira três grandes erupções solares causaram a ocorrência de labaredas na superfície da estrela e que, por sua vez, criaram ondas de nuvens de plasma chamadas de “coronal mass ejection“. Elas contém partículas carregadas que, se chegarem na Terra, podem causar dano a satélites, provocando interferências maciças em todos os meios de comunicação, incluindo GPS e telefonia celular.

Além disso, essas nuvens de energia também tem potencial para afetar (e não de uma maneira boa) a rede elétrica e outras infraestruturas dependentes dela na superfície, como a própria Internet, deixando seres humanos desnorteados e andando de um lado para o outro como baratas sem cabeça.

Felizmente, as explosões dessa semana estavam na superfície do sol virada para o lado contrário da Terra, então a CME vai passar longe do nosso planeta dessa vez. Mas os cientistas da NASA preveem que em algum momento de 2013 o Sol vai passar por outro pico de atividade na sua superfície e dessa vez pode ter o nosso mundo no centro do alvo.

Obviamente, agora que sabemos desse perigo podemos nos preparar melhor e estudar maneiras de contornar a situação até lá. É isso ou preparar para viver sem os confortos que a tecnologia nos traz.

Com informações: Space.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails