terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bispo católico irlandês quer o fim do celibato

A notícia é da Folha:

"Deixe os padres se casarem", diz influente bispo irlandês

Um dos membros mais proeminentes da Igreja Católica irlandesa pediu o fim do celibato compulsório para os padres, dizendo que isso está afastando os novos seminaristas.

O bispo aposentado de Derry Edward Daly, que ficou famoso durante as décadas de conflito sectário na Irlanda do Norte, disse que a igreja deveria agir rapidamente para se contrapor à falta de jovens clérigos.

"Sinto agora que o celibato é prejudicial à igreja e realmente acho que devemos olhar esta questão muito profundamente nesse momento, e de maneira urgente", disse Daly em declarações feitas à rádio estatal irlandesa RTE nesta terça-feira.

Daly disse que se entristecia porque bons homens rejeitavam o sacerdócio por causa do celibato obrigatório, e está abatido pela faixa etária crescente dos padres.

O número de pessoas entrando para o sacerdócio na Irlanda caiu muito nas últimas décadas, depois que uma série de escândalos de abusos sexuais minou a reputação da igreja e pôs fim ao seu domínio em um país que já foi devoto.

"Eu apenas pensei comigo mesmo: o que vai acontecer, de onde virão os jovens padres?", disse ele. "Tenho certeza que muitas pessoas na Igreja sentem a mesma coisa."

Daly tornou-se um símbolo da paz na Irlanda no "Domingo Sangrento", de 1972, quando câmeras de televisão mostraram-no segurando um lenço branco enquanto ministrava os sacramentos aos feridos depois que soldados britânicos abriram fogo durante uma marcha por direitos civis.

Daly disse que mesmo se o celibato compulsório terminasse, muitos clérigos se absteriam voluntariamente.

"Deve haver celibatos no sacerdócio sempre", disse ele. "Mas há outras pessoas que se sentiriam mais completas ao exercer o sacerdócio se forem casadas."

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails