quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Copa do Mundo de rugby começa amanhã

A partir de amanhã, 9 de setembro, começa a Copa do Mundo de Rugby na Nova Zelândia, o terceiro evento esportivo de maior audiência televisiva no mundo, atrás apenas da Copa do Mundo de futebol e das Olimpíadas. 

Milhões de pessoas estarão torcendo pelos seus países ou apenas apreciando o que o esporte tem de melhor a oferecer. 

No caso dos (não muitos) fãs brasileiros, eles terão que acordar cedo para ver as partidas que começam às 5 da manhã, e o primeiro jogo será entre a anfitriã Nova Zelândia e Tonga.

Os neozelandeses são mais conhecidos como All Blacks e correspondem, no rugby, ao que representa a seleção brasileira no futebol, ou seja, a seleção que tem o estilo de jogo mais admirado, ainda que nem sempre vença as competições. 

Eles também são conhecidos por fazer o "haka", ritual de guerra dos maoris (os aborígenes locais), antes de cada partida, como no primeiro vídeo abaixo, que mostra a dança tribal antes do jogo com a África do Sul (os springboks) no último dia 30 de julho. 

Os sul-africanos também têm no rugby uma paixão nacional, principalmente depois da Copa do Mundo de 1995, em que venceram os All Blacks na final, competição que ficou eternizada no filme Invictus, com Morgan Freeman e Matt Damon (trailer no segundo vídeo abaixo), num evento que conseguiu unir uma nação dividida depois do terror do apartheid

As partidas da Rugby World Cup 2011 serão mostradas pelos canais ESPN e ESPN Brasil, inclusive em HD. A final está marcada para o dia 23 de outubro. 

Mesmo que você não conheça o rugby, não entenda nada das regras do esporte e acorde muito cedo nas próximas semanas, dê uma conferida. O único perigo é você gostar e, quem sabe, ajudar a desenvolver o rugby no Brasil.





Abaixo uma propaganda da cerveja Guiness, aproveitando o evento:



E a linda canção "World in Union", que é a música-tema de todas as Copas do Mundo de rugby:



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails