quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Novo passaporte australiano abre possibilidade de terceiro sexo

A Austrália anda cheia de novidades. Depois de querer tirar Cristo da datação convencional, agora vai incluir uma terceira opção de gênero nos passaportes emitidos pelo seu governo. A notícia é do Terra:


Passaporte australiano terá terceira opção de gênero

Os habitantes da Austrália têm a partir de agora a opção de escolher uma terceira opção de gênero na hora de preencher a documentação para obtenção de passaporte no país. Transexuais e pessoas de sexo ambíguo poderão escolher a opção "indeterminada", que será mostrada com um "X" no documento. A medida tem o objetivo de combater a discriminação de gênero, de acordo com informações da BBC.

Antes da nova norma, transexuais precisavam realizar a cirurgia de mudança de sexo para ter em seu passaporte o novo gênero. A senadora Louise Pratt, cujo parceiro nasceu mulher mas agora é identificado como um homem, afirmou que a medida foi um grande avanço.

"Tem havido muitos casos de pessoas detidas em aeroportos do exterior porque seus passaportes não refletiam a sua aparência", disse a uma rádio local. "É muito angustiante, totalmente inconveniente e, francamente, perigoso em alguns casos", concluiu, referindo-se à classificação de gêneros "tradicional".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails