quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cientistas chineses criam arroz que produz sangue humano

Essa é uma daquelas notícias que lembra mais o tragicômico episódio do "boimate" da Veja (clique aqui para relembrá-lo), mas como a notícia foi originalmente publicada no dia 6 de novembro (e não 1º de abril) pelo respeitado jornal britânico The Telegraph, há que merecer algum crédito. Mesmo assim, entretanto, é melhor continuar com os dois pés atrás até que, algum dia, a gente veja - com os próprios olhos - arroz realmente produzindo sangue humano (se não o sangue propriamente dito, pelo menos algum de seus componentes). É interessante também aproveitar o assunto e fazer uma analogia, digamos, transcultural bíblica, sobre a dificuldade que alguns missionários cristãos tiveram ao longo da história ao celebrar a eucaristia (ou a ceia do Senhor) em povos e tribos que não tinham a referência comum do pão e vinho, e eu já li (ou ouvi) em algum lugar muito tempo atrás que o arroz (que também é um alimento universal) foi utilizado para introduzir os novos cristãos longínquos e isolados à simbologia que a cerimônia ensinada por Jesus requer quanto ao corpo e ao sangue vertido na cruz. A notícia repercutiu no Brasil pelo Gizmodo:

Cientistas não-loucos dizem que vão transformar arroz em sangue

Parece um ato de bruxaria, mas na verdade é medicina de ponta. Pesquisadores da Universidade Wuhan, na China, dizem que eles conseguem criar arroz geneticamente modificado que gera sangue. Sangue humano. No arroz.

O truque está em colocar genes humanos dentro do DNA do arroz, como informa o Telegraph. Isto faz o arroz gerar seroalbumina humana, um componente valioso do sangue humano usado em transfusões.

Mas por que arroz? Porque não é necessário se preocupar com HIV ou outros agentes patogênicos do sangue. Porque não exige uma campanha de doação de sangue – em vez disso, poderíamos cultivar este elemento do sangue em grandes plantações. “Plantar sangue” parece algo bizarro, mas poderia mudar a medicina, criando uma fonte quase infinita de sangue que poderia salvar vidas.

O arroz de sangue já foi criado e testado, e o estudo foi publicado num respeitado periódico científico. A pergunta agora é: quem será o primeiro chef a servir o arroz de sangue?



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails