quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como era gostoso o nosso comunismo

Nosso não, mas o comunismo da Coreia do Norte e da Romênia da década de 1970. O vídeo de 1978 abaixo é uma raridade, um dos melhores registros da capital nortecoreana Pyongyang, até hoje praticamente invisível aos olhos do mundo. A cerimônia filmada é a chegada do ditador romeno Nicolae Ceaușescu à Coreia do Norte, isso no dia 20 de maio de 1978, quando ele é recebido por seu colega Kim Il-Sung, pai do recentemente também morto ditador Kim Jong-Il, cujo funeral rendeu cenas de histeria coletiva largamente mostradas e comentadas no mundo todo (segundo vídeo abaixo). O primeiro vídeo, entretanto, mostra como a "espontaneidade" dos nortecoreanos é bem ensaiada. Nem Hollywood faria melhor, não é verdade? Apesar do povo se comportar como um belo cordeirinho, nem sempre as coisas dão certo nos "paraísos" comunistas, como foi o caso de Ceaușescu, executado junto com sua mulher Elena Petrescu no Natal de 1989, após uma revolta popular. Kim Il-Sung teve melhor sorte, morrendo de parada cardíaca aos 82 anos de idade, em 1994, para azar de seu povo...







3 comentários:

  1. Hélio,

    Não é dificil perceber que a manifestação de prantos e choros por parte das mulheres presentes no vídeo não passa de uma encenação barata de quinta.

    Teatro puro.

    ResponderExcluir
  2. Gostemos ou não do comunismo da Coreia do Norte, as manifestações de tristeza não foram encenadas. Palavras do embaixador brasileiro na Coreia do Norte, Arnaldo Carrilho.

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/18699/comocao+pela+morte+de+kim+jong-il+e+genuina+diz+embaixador+brasileiro+na+coreia+do+norte.shtml

    ResponderExcluir
  3. Hum... Sei não heim... Ainda tenho minhas dúvidas.

    http://oglobo.globo.com/mundo/coreia-do-norte-estaria-punindo-quem-nao-chorou-por-ditador-3663987

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails