quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Matisyahu fez a barba

Matisyahu, pra quem não se lembra, é um excelente cantor e compositor de uma espécie de "reggae judeu", misturado com influências do rap e do hip hop, que chama a atenção não só por seu talento musical que extrapola - felizmente - o mau gosto que impera no mundo hoje, mas também pela sua origem judaica ortodoxa.

Aqui no blog já tivemos oportunidade de mostrar duas de suas canções (clique aqui para ouvi-las). O cantor sempre se apresentava com as vestimentas típicas de um judeu ortodoxo, chapéu esquisito incluído, e a não menos tradicional barba que tanto caracteriza esse grupo hebraico também conhecido como "chassídico" ("piedoso", "devoto" em hebraico), devido à sua ênfase nas práticas espirituais, numa, digamos, versão judaica do pietismo cristão.

 Quando se falava em Matisyahu, além da boa música, se associava ao nome de imediato a imagem de um judeu ortodoxo.

Deve ser por isso que ontem, 13 de dezembro, os seus admiradores de todas as confissões (e até da falta delas) ficaram surpresos ao ver uma foto sua sem barba no seu twitter, o que fez com que os céus desabassem sobre as cabeças de seus fãs, que na grande maioria não são judeus nem ortodoxos.

O fato mais que corriqueiro virou notícia imediatamente. Ficou no ar a suspeita de que Matisyahu havia, por alguma razão, abandonado o judaísmo, e a repercussão foi tão grande que ele foi obrigado a soltar uma nota oficial no seu sítio oficial, com o seguinte teor, um tanto quanto enigmático:
Esta manhã eu postei uma foto minha no twitter.



Não mais um superstar chassídico do reggae.

Desculpe, galera, tudo o que vocês têm sou eu, não um apelido. Quando eu comecei a ficar religioso 10 anos atrás, foi um processo muito natural e orgânico. Foi uma escolha minha. Minha jornada para descobrir minhas raízes e explorar a espiritualidade judaica - não através de livros mas mediante a vida real. Ao chegar num certo ponto, eu senti a necessidade de me submeter a um nível mais alto de religiosidade... a sair da minha intuição e a aceitar a verdade última. Eu senti que para me tornar uma boa pessoa eu precisava de regras - muitas delas - senão de alguma maneira eu tropeçaria. Eu estou me pedindo de volta. Crendo na minha bondade e na minha missão divina.

Fiquem prontos para um ano maravilhoso repleto de músicas de renascimento. E quanto aqueles preocupados com a minha face nua, não se preocupem... vocês não viram meus últimos pelos faciais.

- Matisyahu
A nota oficial não ajudou muito a esclarecer as coisas, e os boatos se multiplicaram. Hoje, no seu twitter, o cantor tratou de postar alguns versículos dos Salmos, além de frisar que continua fazendo seus rituais religiosos.

De fato, é estranho ver Matisyahu sem barba, mas se ele prometeu para 2012 "um ano maravilhoso repleto de músicas de renascimento", vamos torcer para que não lhe aconteça nada parecido com o que aconteceu quando Sansão teve o cabelo cortado.

Que o talento de Matisyahu, a sua verdadeira força, permaneça por muito tempo convocando o mundo para a boa música e - principalmente - a paz, como na canção "One Day", que merece ser ouvida sempre. Matisyahu é essencial:


Matisyahu's new look (October 2012):





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails