terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O mito das 8 horas de sono

Não fique tão preocupado se você estiver passando por alguns problemas de insônia. É claro que se isso te incomoda profunda e rotineiramente, você deve procurar um médico que lhe auxilie a tratá-la, mas se o problema é ocasional, pode ser que isto se deva ao fato de que a recomendação das 8 horas seguidas de sono seja uma tendência muito nova na história da humanidade, segundo a notícia abaixo que vem do La Nación da Argentina. Talvez fracionar o sono em 2 turnos possa ser uma solução... confira:

O MITO DE DORMIR 8 HORAS

É comum que nos preocupemos em perder o sono durante a noite, sem saber que isso poderia nos ajudar. Tanto a ciência como a história parecem confirmar, cada vez mais, que oito horas de sono poderiam ser antinaturais.

No começo da década de 1990, o psiquiatra Thomas Wehr realizou uma experiência na qual se deixava um grupo de pessoas na escuridão durante 14 horas por dia durante um mês.

Levou algum tempo para que o sono se normalizasse, mas na quarta semana os indivíduos haviam adquirido um padrão muito diferente: primeiro dormiam durante quatro horas e depois ficavam acordados por uma ou duas horas antes de cair em outro sono de quatro horas.

Ainda que os cientistas do sono tenham ficado impressionados com a pesquisa, a ideia de que devemos dormir por oito horas consecutivas se mantém entre o público em geral.

Em 2001, o historiador Roger Ekirch da universidade Virginia Tech, publicou um artigo que se mostrou premonitório - baseado em 16 anos de investigação - que revelava uma enorme quantidade de provas históricas de que os humanos costumavam dormir em dois turnos diferentes de tempo.

Seu livro "At Day's close: Night in the past" [um jogo de palavras em inglês parecido com algo como "Perto do Dia: Noite no Passado"] foi publicado há quatro anos e desenterrava mais de 500 referências de padrões segmentados de sono, que ele havia encontrado em diários, livros de medicina e literatura, além de notas de tribunais, desde a Odisseia de Homero até resenhas antropológicas de tribos modernas da Nigéria.

Assim como na experiência de Wehr, essas referências descrevem um primeiro sono que começa por volta de duas horas depois do anoitecer, seguido por um período de uma ou duas horas de vigília e por um segundo sono.

A HISTÓRIA DO SONO

"O relevante não é somente a quantidade de referências, mas a maneira em que elas se referem a esse fato, como se fosse algo conhecido por todos", diz Ekirch.

Durante o período de vigília, essas pessoas estavam bastante ativas. Frequentemente se levantavam, iam ao banheiro, fumavam e alguns inclusive visitavam os vizinhos. A maioria das pessoas ficava na cama, lendo, escrevendo ou rezando.

Incontáveis manuais de oração do final do século XV traziam rezas especiais para as horas de vigília. E essas horas não eram completamente solitárias. As pessoas costumavam conversar ou ter relações sexuais com seus companheiros de cama.

Um manual médico francês do século XVI inclusive aconselhava aos casais que o melhor momento para conceber não era no final de um dia longo de trabalho, mas "depois do primeiro sono", quando "se desfruta mais e se faz melhor".

Ekirch descobriu que as referências ao primeiro e segundo sono começaram a desaparecer no final do século XVII. Esta tendência começou nas classes altas da Europa do Norte e ao longo de 200 anos se espalhou ao resto da sociedade ocidental.

Já em 1920, a ideia de um primeiro e segundo sono havia desaparecido por completo do imaginário coletivo. Uma das razões para essa mudança, segundo o especialista, se deveu às melhoras na iluminação pública, à chegada da eletricidade às casas e à proliferação dos salões de café, que em certas circunstâncias ficavam abertos durante toda a noite.

OS PERIGOS DA NOITE

Na medida em que a noite se converteu em um momento legítimo para realizar atividades e a atividade noturna aumentou, diminuiu o tempo que as pessoas dedicavam ao descanso.

Em seu novo livro, "Evening's Empire" ("O Império do Entardecer"), o historiador Craig Koslofsky propõe uma versão de como isso aconteceu.

"Aquilo que se relacionava à noite, antes do século XVII, não era bom", assegura. A noite era um momento povoado por pessoas de má reputação, como criminosos, prostitutas e bêbados.

"Inclusive os ricos, que podiam comprar muitas velas, tinham coisas melhores nas quais gastar seu dinheiro. Não havia prestígio nem algum valor social associado ao fato de se manter acordado por toda a noite".

Isso mudou na época da Reforma Protestante e da Contra-Reforma. Protestantes e católicos se acostumaram a celebrar missas e cultos secretos à noite durante os períodos de perseguição.

Se anteriormente a noite havia pertencido aos depravados, agora as pessoas "respeitáveis" se habituavam a aproveitar as horas de escuridão.

Esta tendência se transferiu também ao âmbito social, mas somente no caso daqueles que eram capazes de ter luz artificial em casa.

Com a chegada da iluminação às ruas, entretanto, poder socializar à noite começou a se estender às classes sociais mais baixas.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails