sábado, 21 de abril de 2012

Campinas quer expulsar mendigos das ruas

Enquanto todos os holofotes geralmente se concentram no governo federal, para o bem ou para o mal, as prefeituras e câmaras municipais ficam livres país afora para fazerem suas loucuras a fim de justificar os injustificáveis gastos com salários e mordomias que elas têm. 


Se são tão preocupados assim com o bem comum, os vereadores bem que podiam trabalhar de graça a fim de auxiliar e fiscalizar a administração pública, mas em vez disso preferem fazer leis draconianas para tirar mendigos da rua, desde que - obviamente - não estejam distribuindo folhetos de propaganda que geram taxas para o erário municipal e lucros para as empresas, especialmente as imobiliárias.

A Câmara de Campinas (SP), por exemplo, que já prestou relevantes serviços à humanidade ao instituir o Dia do Samurai, agora quer expulsar os mendigos das ruas, indistintamente. É claro que existem exploradores de mendicância e - pior - de crianças, mas isto é facilmente controlável por uma polícia que queira trabalhar.

Não chega a ser surpresa, entretanto, que partidos que se dizem "socialistas" e "de esquerda" como o PDT e o PCdoB (aquele que virou "ruralista" na questão do novo Código Florestal) estejam à frente de mais essa perseguição aos pobres e desvalidos.

Dois projetos de lei foram aprovados para tolher o direito de ir e vir dos mendigos. O primeiro prevê a colocação de placas nas ruas da cidade com o alerta: "Não dê esmolas". O supra-sumo do cinismo, no caso, é que essas placas poderão ser patrocinadas pela iniciativa privada.

A segunda lei - claramente inconstitucional - transforma numa espécie de "crime municipal" o sujeito que insistir em limpar o pára-brisas do carro enquanto o sinal estiver vermelho. Curioso é saber quem fiscalizaria e executaria isso, já que dificilmente a polícia se prestaria a essa palhaçada. Seria alguma empresa terceirizada naquelas licitações super confiáveis?

Diante disso, ficamos com a impressão de que Campinas deve ser o paraíso na terra, já que seus problemas se resumem a mendigos nos cruzamentos, tanto que os nobres vereadores da cidade não têm problemas mais graves a enfrentar.

A exemplo do que aconteceu com o governo estadual de outro partido "social" - o PSDB - no caso Pinheirinho, em São José dos Campos, o Estado de São Paulo deu o recado: se você for pobre, vaza!

É assim que o fascismo se instala, a não ser que os pobres - que ainda são maioria - passem a votar melhor...


Fonte: Yahoo Putz! do Michel Blanco



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails