quinta-feira, 5 de abril de 2012

O cânon do Velho Testamento


Afinal, como é que se formou o cânon judaico, mais conhecido como "Velho Testamento" pelos cristãos? Quais livros foram tidos como inspirados por Deus e quais foram considerados apócrifos e descartados ? Essas são algumas das perguntas que William Webster responde no excelente artigo abaixo, traduzido pelo Gustavo, co-editor deste blog, e disponível no site e-cristianismo:

O CÂNON DOS JUDEUS

É importante determinar o cânon da Bíblia Hebraica antes da era da Igreja porque, como o apóstolo Paulo declara, os Judeus estavam comprometidos com “os oráculos de Deus” (Rm 3:2). Esta é uma declaração importante indicando que havia um corpo de escritos divinamente inspirados e autoritativos unicamente produzidos através da nação judaica. Identificá-los é crítico para o tema da autoridade porque somente estes livros que são verdadeiramente “os oráculos de Deus” são autoritativos para a Igreja. A questão é, o termo “os oráculos de Deus” se refere a um corpo reconhecido de escritos de um número específico ou o cânon estava aberto? Apologistas romanos argumentam que o cânon dos judeus estava aberto e de fato, veio a incluir os Apócrifos. Roma aponta para dois principais eventos históricos para dar suporte a suas declarações. O primeiro é o Concílio de Jamnia que se reuniu entre 75 e 117 d.C. Este concílio incluiu anciãos judeus que eram alegadamente responsáveis por oficialmente fechar o cânon das Escrituras Judaicas. Segundo, Roma aponta para os judeus de Alexandria que usavam a Septuaginta, a tradução grega das Escrituras Hebraicas. É argumentado que eles incluíram os Apócrifos junto com as Escrituras Hebraicas como seu corpo canônico, porque os manuscritos mais antigos que possuímos da Septuaginta contém alguns dos livros Apócrifos.

Protestantes rejeitam estes argumentos porque eles são uma má representação dos fatos. No tempo do Novo Testamento, o cânon da Bíblia Hebraica consistia de um número preciso de livros e foram ordenados de acordo com uma estrutura específica, provando que estava fechado muito tempo antes do tempo de Cristo. Testemunhas para o número e estrutura dos livros do cânon é confirmado por muitas fontes independentes, incluindo:

1. Jesus e o Novo Testamento

2. Os Apócrifos

3. Os Pseudoepígrafos

4. Filo

5. Josefo

6. Os Fariseus e Essênios

7. A tradução grega de Áquila da Bíblia Hebraica

8. Os primeiros Pais da Igreja

9. A Literatura Rabínica



Leia a íntegra do artigo no e-cristianismo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails