segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sucesso de Bielsa no Athletic Bilbao vem do convento

Marcelo "El Loco" Bielsa, como o próprio apelido indica, é uma figuraça no mundo do futebol. O treinador argentino, que já comandou a seleção local na Copa do Mundo de 2002, além da chilena na última Copa na África do Sul, tem lá suas manias esquisitas, e recentemente mostrou uma faceta até então desconhecida. Atualmente, ele está no comando do Athletic Bilbao, time que disputa a 1ª divisão do futebol espanhol e acaba de se classificar para as semifinais da Europa League (a antiga Copa da UEFA), o segundo campeonato mais importante em solo europeu depois da Champions League.

O que pouca gente sabia é que "El Loco" Bielsa esteve no dia 3 de outubro de 2011 no mosteiro de Santa Clara em Guernica, cidade que fica no País Basco, região da qual o Athletic Bilbao é uma das maiores expressões culturais, mesmo sendo do âmbito esportivo. Guernica, além de ter sido imortalizada no quadro pintado por Pablo Picasso para eternizar numa tela a barbárie cometida a título de "treino" pela aviação nazista na guerra civil espanhola em 1937, é o novo "reservatório de oração" de Bielsa, que foi ao convento da cidade, juntamente com sua esposa Laura, para pedir que as freiras clarissas rezassem pelo time basco.

Após a inusitada visita à clausura de Guernica, as coisas começaram a melhorar de tal maneira para o Athletic que, no dia 17 de outubro seguinte, Bielsa colou um cartaz com a palavra "Clarisa" ao lado do banco de reservas, para mostrar às freiras que estava, digamos, "conectado" com as orações delas, mas o quarto árbitro, sem saber do estranho "pacto", lhe ordenou que retirasse o cartaz.


A reza só parece não estar fazendo muito bem no campeonato espanhol, onde o time amarga atualmente a 11ª posição, mas na Europa League os resultados vão de vento em popa, e se continuar jogando assim e com esse apoio todo em Guernica, o Athletic tem grandes chances de ser campeão.

Fonte: Aciprensa



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails