terça-feira, 12 de junho de 2012

Palestina preocupada com acordo entre Israel e o Vaticano

A agência palestina de notícias Ma'an informa que as autoridades locais estão preocupadas com informações vazadas sobre o rascunho de um acordo econômico entre Israel e o Vaticano.

Por esse documento, o Vaticano reconheceria a anexação israelense de Jerusalém Oriental e de outras áreas na Cisjordânia.

Quem divulgou a informação foi a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), entidade que andava meio esquecida desde a morte de seu líder Yasser Arafat em 2004.

O reconhecimento do Vaticano quanto à autoridade em territórios palestino se daria de maneira indireta, pela admissão de regras legais e fiscais concernentes à tributação de produtos e serviços nas áreas ocupadas por Israel em desacordo com a Resolução 242 da ONU, de 1967.

A Comissão Bilateral Permanente entre Israel e o Vaticano estaria reunida em Roma durante esta semana para ultimar os detalhes finais do acordo.

Enquanto isso, as autoridades palestinas se movimentam para que o Vaticano mantenha as posições anteriores em relações ao assunto, favoráveis ao reconhecimento do território e do Estado da Palestina.

A presença de vários locais sagrados espalhados entre a Palestina e o Israel vai fazer o papa ter que sapatear em ovos, com enorme risco de desagradar ambas as partes.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails