sexta-feira, 6 de julho de 2012

Teria a tradição católica definido a doutrina da Trindade?

A doutrina da Trindade é comumente atacada por modalistas e unitaristas com base em uma suposta imposição do dogma pelo imperador Constantino ao Concílio de Niceia, em 325 d.C., o que revela um profundo desconhecimento da história, conforme já demonstramos aqui nos artigos:




É de se estranhar, portanto, que uma ala ultraconservadora da Igreja Católica, para defender a sua doutrina da autoridade da tradição oral contra a "Sola Scriptura", venha dizer que foi a tradição que definiu a doutrina da Trindade, e não as Escrituras.

Ao fazer isso, eles contrariam o que ensina a própria Igreja Católica, tema que o Gustavo, co-editor deste blog, aborda no seu artigo:

Foi a Tradição católica que definiu a doutrina da Trindade?

A doutrina da Trindade é uma doutrina fundamental da fé cristã e desde os primórdios do cristianismo, vem sendo atacada por vários grupos distintos. Por um lado, arianos, unitarianos, muçulmanos, espíritas, judeus, etc., questionam a divindade de Cristo e do Espírito Santo. Por outro lado, modalistas questionam o próprio conceito de hipóstase, fazendo Pai, Filho e Espírito Santo serem totalmente idênticos. O mais surpreendente, no entanto, é encontrar pessoas que deveriam defender a doutrina se alinhando aos críticos dela.

Tal é a posição de alguns católicos romanos, que resolveram concordar com todos estes grupos, declarando que a doutrina da Trindade não é claramente ensinada nas Escrituras, e que seu estabelecimento se deu unicamente por causa da tradição católica romana.

continue lendo no e-cristianismo



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails