sábado, 18 de agosto de 2012

Ovelhas enviam SMS ao pastor quando lobo aparece

A notícia foi reproduzida no Brasil pelo Gizmodo no último dia 5 de agosto. Pelo jeito, infelizmente a invenção ainda não está disponível para igrejas, mas seria ótimo uma coleirinha dessas mandando torpedos uns para os outros para avisar quando os lobos aparecem #ficadica.

Se um lobo tenta atacar estas ovelhas, elas mandam SMS ao pastor

A tecnologia atual pode ajudar até mesmo uma profissão quase tão antiga quanto a própria humanidade, como o pastoreio. Coleiras que monitoram batimentos cardíacos permitem às ovelhas enviarem uma mensagem de texto ao pastor quando estiverem em perigo.

O conceito foi provado em um experimento recente na Suíça, onde cerca de dez ovelhas receberam uma coleira de monitoramento cardíaco e então foram ameaçadas por dois cães-lobo amordaçados.

O estresse fez o batimento cardíaco das ovelhas se acelerar tanto que ele pôde ser usado como um sistema de alerta. A coleira envia um SMS ao pastor de forma automática.

As coleiras são mais baratas e mais simples que um cão de guarda, mas o dispositivo é voltado para rebanhos pequenos. O experimento é bem curioso, e me faz imaginar: como a tecnologia poderia ajudar em atividades como esta?



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails