quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Chegou o kindle!

Um alerta inicial é necessário: este não é um texto publicitário, apenas o relato da experiência de alguém que comprou um kindle para se presentear neste Natal, no caso este que vos escreve, e que não está ganhando absolutamente nada para emitir a sua opinião de consumidor - no caso - satisfeito.

Como noticiamos no começo deste ano, a Amazon.com, gigante mundial de venda de livros, finalmente chegou ao Brasil.

Para todos aqueles que se interessam em livros publicados somente em outro idioma, sobretudo o inglês, ou fazem questão de ler o autor no seu idioma nativo, sempre foi uma dificuldade enorme importar os livros físicos dos Estados Unidos, dados os preços em dólar, o frete caríssimo e a exagerada demora na entrega.

Mesmo importar o e-reader exclusivo da Amazon, o kindle, era proibitivo, já que implicava em gastos excessivos em razão da tributação absurda que lhe era imposta pelo fisco brasileiro.

Tampouco compensava entrar com uma ação na Justiça apenas para garantir a isenção de impostos para livros no formato eletrônico. Era melhor esperar pelo milagre da vinda da Amazon ao Brasil. E ele aconteceu!

Agora, tudo ficou mais fácil e menos caro, já que não se pode dizer que seja barato o preço de R$ 299,00 pela versão básica do kindle, a única que - por enquanto - está sendo vendida pela Amazon brasileira.

Caso você não queira esperar a chegada das versões mais avançadas (e mais caras), com recursos como tela sensível ao toque e 3G, o kindle basicão da Amazon quebra bem o galho, devo dizer.

Além dos livros em português editados no Brasil, você tem acesso ao amplo acervo internacional da Amazon, e - ufa! - com preços em moeda nacional, os nossos benditos reais.

A experiência de leitura é surpreendentemente lúdica e agradável, com destaque para o brilho automaticamente ajustável da tela, que se adapta como que por mágica à luz externa.

O kindle é bem leve e os recursos de navegação, ainda que "analógicos" para a geração do touch screen, são práticos e amigáveis.

O leitor eletrônico chegou no dia 24, véspera de Natal, e posso dizer que foi um excelente presente que dei a mim mesmo.

A transferência do primeiro livro que comprei (no caso, "Crazy for God", do Frank Schaeffer) foi super rápida, e já estou me deliciando com a leitura, que certamente compartilharei com os leitores do blog num futuro próximo.

Detalhe importante: sincronização do kindle com outros dispositivos que contêm o aplicativo próprio da Amazon, como smartphones e tablets, também é automática.

Aprovada essa primeira experiência com o e-reader da Amazon, já estou preocupado com a conta bancária daqui pra frente.

Leitores amigos, tentemos controlar essa nossa deliciosa - mas perigosa - compulsão bibliófila!



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails