sábado, 8 de dezembro de 2012

Reduza o estômago para pagar menos nos restaurantes de Campinas

No mínimo, alguém precisa checar a água que os vereadores de Campinas (SP) estão bebendo...

Depois de surpreender o país com a oficialização municipal do Dia do Samurai e com a expulsão dos mendigos das ruas da cidade, eis que os nobres edis campineiros inovam de novo (com o perdão da redundância tola e propositalmente adequada ao fato).

Se você passou por uma cirurgia bariátrica, em vez de se contentar com uma banana ou uma maçã, já pode ir a Campinas e comer como um passarinho nos restaurantes da cidade. Detalhe: pela metade do preço.

Supostamente, você comeria metade daquilo que um cidadão comum come. Se, por acaso, engordar de novo e tiver que reduzir o irreduzível (com o perdão da nova "redondância"), quem sabe algum vereador de Campinas passe uma lei que faça você pagar 1/4 do preço daquele apetitoso rodízio da esquina. E ainda te darão grátis um cafezinho com adoçante.

Do jeito que a coisa anda, logo logo vão propor a lei da lobotomia: só pode ser eleito vereador em Campinas quem fizer redução do cérebro...

A notícia é da Folha:

Cirurgia bariátrica dará desconto em restaurantes de Campinas (SP)

MARÍLIA ROCHA

Uma lei que entrou em vigor ontem em Campinas obriga restaurantes a oferecer desconto de 50% ou meia refeição para clientes que passaram por cirurgia bariátrica (redução de estômago).

A fiscalização na cidade será feita pelo Procon e quem descumprir pagará multa de ao menos R$ 469,80.

A nova regra vale para restaurantes e estabelecimentos similares nas porções, nos pratos à la carte e nos serviços de rodízio. Ficam de fora pratos cobrados por quilo, bebidas e sobremesas.

Lanchonetes não são obrigadas a cumprir a medida, de acordo com o vereador Francisco Sellin (PMDB), autor da proposta que passou pela Câmara e foi sancionada pela prefeitura.

EXPERIÊNCIA

A primeira tentativa de emplacar o desconto foi em 2009, mas o projeto de lei acabou sendo arquivado. Segundo o vereador, há lei semelhante em Vila Velha (ES).

"Ouvimos muitas pessoas antes de elaborar a lei e é uma unanimidade que quem passa pela cirurgia não consegue comer metade de uma refeição para uma pessoa, mesmo assim pagava o preço inteiro", afirmou Sellin.

"Acho uma injustiça [a forma de cobrança antes da nova lei]", disse o vereador, que não fez a cirurgia e disse não ter nenhum familiar operado.

Para conseguir o benefício, o cliente deverá comprovar que passou pela redução de estômago, apresentando um laudo ou declaração assinada por um médico --que deve ser inscrito no Conselho Regional de Medicina.

De acordo com a lei, os restaurantes também são obrigados a colocar cartazes informando o direito ao desconto aos consumidores.

O sindicato de bares e restaurantes de Campinas critica a obrigação para o setor.

"Isso é legislar pelo prejuízo alheio, um desrespeito à liberdade do empresário", disse o porta-voz da entidade, Moretti Bueno.

Segundo ele, no entanto, o sindicato ainda vai aguardar para ver os efeitos da lei e só então definirá se vai contestar ou não a medida.





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails