segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bispo mantém padre cowboy na paróquia após protesto dos fiéis


Depois da repercussão da excomunhão do padre Beto de Bauru, parece que os bispos estão meio sem saber como lidar com os padres que seguem a linha rock star na igreja católica.

A bola da vez é o padre Clécio Alencar de São João Del Rei (MG), mais conhecido como "o padre cowboy", conforme você pode ver no vídeo abaixo.


A notícia é da Gazeta de São João Del Rei:

População protesta e Diocese mantém padre

Passeatas, protestos, gritos de “Queremos Padre Clécio”, movimentação em redes sociais. O final da semana passada foi de tensão entre paroquianos de comunidades próximas a São João del-Rei e a Diocese. No último sábado, 25 de maio, depois de manifestações menores na cidade-sede da cúria local, mais de 200 pessoas percorreram trajeto entre o Bairro Matosinhos e o Largo São Francisco, no Centro Histórico, em um apitaço. O motivo: a saída de um religioso da zona rural para outra região.

O caso do padre Clécio Alencar, sacerdote à frente das paróquias de São Miguel Arcanjo (Cajuru) e São Francisco de Assis (Emboabas) teve, além da reação apaixonada de seus seguidores, a marca de boatos ainda não esclarecidos e de impasses que terminaram na manhã da última segunda-feira, 27, quando a Diocese de São João del-Rei decidiu manter Alencar nas comunidades em que atua desde 2011 e onde fez fama como “padre cowboy” em celebrações alternativas ao som de berrantes e substituição da batina, em algumas aparições, por trajes caipiras.

A nota que confirmou a permanência do pároco, publicada no site da Diocese, foi o único posicionamento do bispado sobre o caso. Mas Padre Clécio falou com a reportagem da Gazeta.

“Muita coisa foi interpretada de forma errada, no calor do momento. Hoje só agradeço pelo fato de poder ficar aqui e de ter sido acolhido novamente pela pessoa que mais admiro. Recebi um abraço caloroso dele quando confirmaram a minha volta. Não há problemas entre nós. Ele é meu pastor, um verdadeiro pai para mim”, disse em referência ao bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart.

Em texto publicado em uma rede social ainda na segunda-feira, Padre Clécio pediu desculpas a Dom Célio “por alguma coisa que possa ter entristecido o senhor” e encerrou a postagem com um “Pelo bem de todos, eu fico”.

Repercussão

A polêmica começou na quinta-feira, 23, quando paroquianos das áreas administradas por Alencar receberam a notícia de que o religioso seria “expulso da Diocese”. “Foi o que chegou até nós. Não falaram em transferir Padre Clécio de uma paróquia para outra, mas de praticamente bani-lo. Para ser sincero, até agora ninguém explicou o porquê disso tudo contra um homem que só faz o bem a todas as pessoas”, comentou o estudante Diogo Oliveira.

O próprio Padre Clécio, porém, trata o assunto de forma mais amena. “Infelizmente as coisas se tornaram grandes demais e, quando percebemos, os boatos já haviam tomado conta de muita gente. A verdade é que eu iria apenas migrar de uma região para a outra. Não foi nada drástico”, atestou.

Panos quentes

Em meio a tudo isso, comentários sobre má conduta e até sobre possíveis desentendimentos entre os sacerdotes começaram a se espalhar. “As pessoas têm ciúmes dele porque é carismático, se veste como cowboy, canta como caipira, chega ao coração da gente. Há muito tradicionalismo quando na verdade deveriam olhar tudo o que fez por nós”, comentou uma moradora de Cajuru que pediu para não ser identificada.

Padre Clécio preferiu manter a cautela. “Não quero alimentar nada. Só quero continuar meu trabalho da forma que eu sou, perdoando e fazendo o que alguns religiosos não fazem: acolhendo”, pontuou.

“Essa é a maior marca dele. As comunidades em que ele está mudaram completamente com a chegada do Padre Clécio. Se houve ânimos exaltados, pedimos desculpas. Agora queremos apenas celebrar a resposta positiva da Diocese”, explicou Diogo Oliveira. E foi o que aconteceu. Ainda na segunda-feira, 27, uma missa especial e um churrasco comunitário foram realizados em São Miguel Arcanjo.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails