segunda-feira, 10 de junho de 2013

Final de Roland Garros é interrompida por manifestantes contra casamento gay


Rafael Nadal se tornou ontem o maior vencedor da história do tradicionalíssimo torneio de Roland Garros, em Paris, mas o tenista por pouco não perde a concentração e o jogo (e sabe-se mais o quê) por causa da invasão da quadra por 7 manifestantes contra a recente aprovação do casamento gay na França.

A notícia é do UOL:

Sete pessoas são detidas após protesto contra casamento gay na final de Roland Garros

A final masculina de Rolang Garros entre Rafael Nadal e David Ferrer, neste domingo, foi interrompida por alguns instantes por manifestantes em Paris. Com sinalizadores e máscaras, membros de um grupo que se intitula 'Hommen' invediram a quadra em uma manifestação contra a aprovação do casamento gay no país.

Segundo a polícia francesa, sete pessoas foram formalmente detidas na noite deste sábado após os protestos. Cinco outros foram liberados após inquérito.

Pela internet, o grupo 'Hommen' se disse responsável pelo protesto e disseram ser o 'símbolo da resistência ao casamento gay'.

Em maio deste ano, o presidente francês François Hollande sancionou a lei que oficializa o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. A decisão gerou uma série de grandes e, muitas vezes violentos, protestos na França.

Os seguranças de Roland Garros entraram em ação logo que dois homens sem camisa saltaram das arquibancadas e interromperam a partida, logo após o fim do sexto game do segundo set. Um dos manifestantes, usando uma máscara branca, levava um sinalizador aceso e correu em direção ao espanhol Rafael Nadal, mas acabou interrompido por um segurança.

Antes disso, quatro manifestantes foram retirados do estádio e outros seis expulsos de uma quadra próxima. Todos levavam cartazes com os dizeres "Demita-se Hollande", pedindo a saída do presidente.

"Esse tipo de situação é lamentável, mas foi muito bem controlada controlada pelo nossos seguranças. Peço desculpas aos dois jogadores. Na hora, você fica desesperado, mas fomos rapidamente tranquilizados", declarou Gilbert Ysern, diretor do torneio. "São todos vagabundos", completou, em referência aos manifestantes.

Esta não é a primeira vez em que uma final de Roland Garros é interrompida por invasão de quadra. Quatro anos atrás, na edição de 2009 do torneio, um fã interrompeu a partida em uma tentativa de colocar um chapéu em Roger Federer, durante a vitória do suíço sobre Robin Soderling.





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails