sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dona Evani, a evangélica que sabe passear e perdoar

Thelma & Louise ganharam nova companhia

A matéria foi publicada na Folha de S. Paulo de 17/10/13:

Dada como desaparecida, 'Dona Evani' esclarece: 'Estou bem, resolvi passear'

MARCELO SOARES 
YGOR SALLES

Evani Rossal tem 63 anos, um Palio vermelho, paixão por pilates, uma conta no Facebook e, agora, milhares de fãs, especialmente entre as internautas de meia-idade.

No fim da semana passada, Evani, até então uma pacata pensionista de Passo Fundo (RS), foi dada como desaparecida em uma notícia publicada no site de uma rádio local. Segundo seu filho adotivo, ela teria sumido levando o carro da família.

Seria apenas mais uma notícia de cidade do interior se a personagem não tivesse ocupado a caixa de comentários para publicar uma errata: "NÃO ESTOU DESAPARECIDA, ESTOU BEM. O CARRO NÃO É DA FAMÍLIA, É MEU. AS CONTAS EM PASSO FUNDO TODAS PAGAS. RESOLVI PASSEAR", escreveu em caixa alta, como sempre faz quando posta algo na internet.

Mais tarde, em outro comentário, queixou-se da falta de apoio do filho adotivo num momento de doença. "É isso que dá cuidar do filho dos outros", disparou.

ESTRELATO DIGITAL

A altivez da resposta e a história de coragem fizeram a notícia da pequena rádio Planalto se popularizar na internet e alçaram Dona Evani, como ficou conhecida, ao estrelato digital.

"Vai, dona Evani! Voa!", escreveu um internauta. Um anônimo chegou a criar uma conta na rede social Tumblr para publicar montagens com fotos de Dona Evani "on the road".

Em uma das montagens, por exemplo, ela aparece com as personagens do filme "Thelma & Louise".

Durante anos, dona Evani mal saiu de Passo Fundo -era dona de casa, mulher de um brigadiano (a versão gaúcha de um policial militar). "Minha profissão foi cuidar dos meus filhos."

Agora, diz ser reconhecida até por adolescentes em shoppings.

Mulheres de meia-idade comentam que gostariam de ter a mesma valentia. Jovens dizem temer que suas mães resolvam fazer o mesmo.

"SÓ NO PILATES"

Tudo o que Dona Evani fala se populariza. Quando o blog "#hashtag", da Folha, lhe perguntou se ela fez muitos novos amigos, ela respondeu: "Só no pilates".

Foi a senha para que centenas de tuiteiros aplicassem a frase a qualquer coisa. Na carona do Palio vermelho de Dona Evani, a conta de um hipermercado no microblog chegou a usar a frase para tentar vender acessórios para fazer pilates.

"Meu depoimento está repercutindo muito. Criaram Facebook, Twitter, Tumblr, coisas que eu nem sei mexer direito", escreveu no Facebook na terça, ao aceitar os convites de centenas de internautas para serem seus amigos.

Com a notoriedade, também achou melhor fazer as pazes com o filho adotivo, a quem fez pesadas acusações no site da rádio.

"Minha religião diz que devo perdoar", explica a evangélica Dona Evani, frequentadora da igreja Espaço Esperança.

A pensionista está agora na casa de um sobrinho na praia da Armação, em Santa Catarina.

"Dou uma caminhadinha na praia, adoro tomar meu chimarrão, leio meus livros e mexo no Facebook para falar com minha família", disse, descrevendo como está curtindo a vida.

E, esperando que seu exemplo seja seguido, deu o seu recado. "Quero que mais mães tristes façam como eu", disse antes de se despedir da reportagem com outro de seus bordões involuntários: "Beijos no coração".






LinkWithin

Related Posts with Thumbnails