quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vem aí o cruzamento de tomate com batata, a tomatata?

Apesar dos problemas financeiros e da decadência por que passa, a Redação da Veja deve estar eufórica. 

Afinal, se for verdadeira essa notícia do Estadão, o vexame histórico que a revista semanal passou 30 anos atrás, por ocasião do episódio "boimate", pode ser pelo menos amenizado.

A revista da Editora Abril poderá dizer, por exemplo, que o caminho para o "boimate" continua aberto, é só uma questão de tempo para obtê-lo e que eles é que foram visionários, não é mesmo?

Naquela edição de 27 de abril de 1983, a Veja publicou como informação séria a pegadinha inventada pela revista News Science para entreter seus leitores no 1º de abril britânico daquele ano, dizendo que cientistas haviam cruzado boi com tomate, criando o híbrido "boimate".

Ao "comer barriga" (gíria do meio jornalístico para notícia falsa), a Veja entrou para o Olimpo do anedotário da imprensa mundial, no qual estará na rubicunda companhia quatrocentona do Estadão se a notícia abaixo for mais um 1º de abril extemporâneo.

Pelo menos, o Estadão tem um vídeo para ilustrar a matéria, o que era impossível para a Veja na década de 80, época em que a expressão "engenharia genética" mal aparecia nas visões futuristas:




Tomate e batata são produzidos na mesma planta na Inglaterra

Empresa de agronegócio garante que sabor melhorou na planta batizada de 'Tomtato', que no Brasil poderia se chamar 'Tontata' ou 'Batamate'

SÃO PAULO - A empresa agrícola britânica Thompson & Morgan desenvolveu uma planta híbrida que produz ao mesmo tempo batatas e tomates

A experiência não é nova, mas é a primeira vez que pode funcionar em escala comercial.

A nova planta foi batizada na Inglaterra de TomTato, mistura das palavras em inglês 'tomatoes' e 'potatoes'. No Brasil poderia ser chamada de 'tomtata' ou 'batamate'.

Segundo reportagem da BBC, a empresa de agronegócio da cidade de Ipswich disse que as plantas híbridas não foram geneticamente modificadas.

O especialista Guy Barter, da Sociedade Real Horticultural, disse à BBC que está estudando a nova planta com "real interesse".

Ele disse que muitas dessas plantas - criadas por uma técnica conhecida como enxerto - já foram testadas antes, mas até hoje não haviam sido transformadas em um agronegócio rentável.

"Estamos analisando os resultados com interesse real, porque a Thompson & Morgan é uma empresa muito respeitável, e não descartamos que possa ser uma planta muito valiosa para eles", disse Barter.




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails