quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Papa quer viajar com passaporte argentino

A informação é do IHU:

“Quero viajar com passaporte argentino”, diz Papa Francisco

“Quero viajar por todo o mundo com passaporte argentino”. Foi o que disse há alguns dias o Papa Francisco ao embaixador do seu país de origem na Santa Sé, Juan Pablo Cafiero. Sua velha documentação estava a ponto de vencer e então pediu ajuda para renová-la. O próprio Papa pagou as taxas.

A reportagem é de Andrés Beltramo Álvarez e publicada no sítio Vatican Insider, 17-02-2014. A tradução é de André Langer.

Segundo o próprio representante diplomático informou ao Vatican Insider, na semana passada o líder católico comunicou-se com ele para lhe solicitar apoio para os trâmites. Então, uma equipe do consulado argentino em Roma deslocou-se com as pessoas necessárias para cumprir os requisitos não apenas do passaporte, mas também do documento de identidade.

Sobrenome: Bergoglio. Nome: Jorge Mario. É o que está escrito no documento de identidade cor celeste e branca emitida no dia 14 de fevereiro de 2014 e que terá validade até o mesmo dia do ano de 2029. Os papéis foram expedidos pelo Registro Nacional de Pessoas, secção do Ministério do Interior e Transportes da República da Argentina.

O mais curioso é que na foto dos documentos vê-se o Papa na típica pose séria das imagens de documentos, vestido de túnica e solidéu brancos. Como chefe de Estado do Vaticano o Pontífice tem a possibilidade de obter um passaporte diplomático que, por tradição, tem o número 001. Mas, Bergoglio não parece ter a intenção de usá-lo.

Os papéis chegarão ao Bispo de Roma nos próximos dias já que ele mesmo pediu não gozar de privilégio algum e, portanto, os trâmites serão realizados pelas vias administrativas comuns.

“O Papa realizou o mesmo trâmite que fazem todos os argentinos: uma fotografia digital, as digitais e sua assinatura, tudo em cerca de 15 minutos; e nos próximos dias estará recebendo os documentos na Casa Santa Marta no Vaticano, onde declarou residência”, disse o ministro do Interior e Transportes, Florencio Randazzo. “Este novo gesto do Papa para com o nosso país nos enche de orgulho”, completou.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails