quarta-feira, 11 de junho de 2014

Arcebispo de York aconselha britânicos a não criticarem o Brasil

Com a Copa do Mundo começando na próxima quinta-feira em terras brasileiras, o arcebispo anglicano de York, Dr. John Sentamu, aconselhou os britânicos a olharem para o próprio umbigo antes de criticarem a desigualdade social no Brasil.

York é tradicionalmente considerada como a segunda diocese mais importante da comunhão anglicana, atrás apenas da de Cantuária, cujo bispo é o chefe da Igreja da Inglaterra.

Dr. John Tucker Mugabi Sentamu nasceu na Uganda, mas após ser perseguido pelo então ditador Idi Amin Dada (de triste memória), se refugiou no Reino Unido em 1973, onde estudou Teologia em Cambridge e, a seguir, foi ordenado sacerdote anglicano ate chegar a ser o 94º bispo de York em 2005.

Discursando na International Fairness Conference ("Conferência Internacional sobre Justiça") que acontece em York ontem, 9 de junho de 2014, o arcebispo fez questão de ressaltar o crescimento alarmante da pobreza no Reino Unido:
"Nós não precisamos ser presunçosos quando estamos aqui nesta maravilhosa cidade de York, com sua beleza, história, cultura, e muitas excelentes instalações para os seus cidadãos e visitantes ... Não só aqui em York, mas nas cidades, vilas e campo, neste país e em toda a União Europeia próspera, há aqueles para quem o quadro é muito diferente."
Dr. John Sentamu insistiu em que se dê atenção às muitas áreas britânicas que estão experimentando a pobreza, a educação de má qualidade, o desemprego, altos níveis de criminalidade e o isolamento.
Acrescentou ainda à sua crítica a constatação da desigualdade no acesso à saúde e ao bem-estar das crianças, a falta de emprego e renda para os mais jovens, alertando que essas questões devem ter prioridade nas políticas públicas.

O arcebispo culpou a desigual distribuição de renda por todos esses males, ressaltando que as grandes diferenças nos rendimentos fazem com que a sociedade se torne “mais antissocial”, o que “enfraquece os laços de cuidado, gentileza e confiança entre nós”.

O prelado concluiu dizendo que “se nós queremos uma sociedade mais feliz e menos dividida, então um passo importante à frente seria reduzir as diferenças de rendas entre ricos e pobres”, aconselhando os britânicos a olharem para os seus próprios problemas antes de criticarem o Brasil.

Talvez a iniciativa do arcebispo de York sirva para amenizar o complexo de vira-latas que muitos brasileiros reforçam nessa época de Copa do Mundo, ao se compararem com outros países.

As informações aqui divulgadas foram publicadas originalmente no Christian Today.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails