sábado, 29 de novembro de 2014

Adeus, Chaves!

Faleceu ontem aos 85 anos de idade, no México, o ator Roberto Gómez Bolaños, que interpretou com enorme sucesso os personagens Chaves e Chapolim Colorado, que encantaram (e continuam encantando) gerações de crianças e adultos na América Latina.

O seriado Chaves, que continua sendo exibido no Brasil pelo SBT, tem como sua principal característica a ingenuidade e a abordagem (hoje considerada) politicamente incorreta que comunica e faz rir sem nenhuma dificuldade.

Com personagens que vivem numa espécie de cortiço, (des)organizados em famílias disfuncionais (só pai e filha, só mãe e filho, o próprio Chaves é órfão e abandonado), a série retrata a realidade de milhões de pessoas que convivem com a pobreza na América Latina.

Sua linguagem ingênua permite que continue sendo visto apesar da violência romantizada (bofetões entre adultos e os castigos físicos impostos às crianças) e do professor Girafales fumar em plena sala de aula, algo que seria impensável nas produções atuais.

Chaves é datado, portanto, mas o fato de pertencer aos anos 1970 não o impede de continuar sendo visto e apreciado, pois nunca precisou apelar para palavras chulas, sexo ou piadas de duplo sentido para se firmar na televisão.

Fica aqui a nossa homenagem a Roberto Bolaños, com o episódio do primeiro dia de aula, no qual estão presentes todas as principais características do seriado.

Por muitas gerações ainda, continuaremos nos divertindo com a sua genialidade:




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails