terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vaticano fará barba e cabelo dos sem-teto de Roma

A matéria é do IHU:

Depois dos chuveiros para os sem teto, vem a “barbearia do Papa”

São muitíssimos os voluntários que já doaram todos os equipamentos necessários: tesouras, escovas, pentes, navalhas, espelhos e, como não podia faltar, a cadeira de barbeiro. Assim, a partir de 16 de fevereiro, os sem teto que passam seus dias e noites no entorno do Vaticano poderão utilizar não apenas os chuveirosque o Papa Francisco mandou colocar à sua disposição sob as colunas de Bernini, mas também os serviços de barbearia para satisfazer suas exigências higiênicas.

A reportagem está publicada no sítio Vatican Insider, 29-01-2015. A tradução é de André Langer.

A “barbearia do Papa” é a última iniciativa para os pobres da cidade promovida pela Esmolaria Apostólica, o “braço operacional” da caridade do Pontífice, dirigida por dom Konrad Krajewski, arcebispo polonês que Bergoglio, ao nomeá-lo, ordenou que não ficasse sentado em seu escritório, mas que se convertesse em uma extensão concreta a favor dos últimos.

E assim, “dom Corrado”, como é conhecido nas ruas de Roma, após ter-se encarregado da instalação de chuveiros (que sofreu alguns atrasos em relação à previsão inicial), colocou à disposição uma zona nos novos locais que se encontram sob a colunata de São Pedro para instalar a barbearia.

“A primeira coisa que queremos – explicou Krajewski à agência italiana Ansa – é dar dignidade à pessoa. A pessoa que não tem possibilidade de se lavar é uma pessoa socialmente rejeitada, e todos nós sabemos que um sem teto não pode se apresentar em um lugar público, como um bar ou um restaurante, para usar os serviços, porque lhe negam esse direito”.

“Mas claro, tomar banho e lavar sua roupa íntima não é suficiente – indicou. É necessário também ter o cabelo e a barba arrumados, inclusive para prevenir doenças. Outro serviço ao qual um sem teto dificilmente poderia ter acesso normalmente, porque, talvez, poderia provocar o temor de contagiar os clientes com alguma doença, como por exemplo, a sarna”.

E assim, pensando no fato de que muitas destas pessoas viajam nos ônibus e no metrô, misturando-se às pessoas comuns, a “barbearia do Papa”, acrescenta Krajewski, pretende desempenhar um serviço “para o bem comum da cidade”.

Dentro de algumas semanas, tudo estará pronto, e o serviço começará a funcionar ao mesmo tempo em que três novos chuveiros. Os equipamentos necessários já se encontram na Praça São Pedro e há muitos barbeiros voluntários que, com muito entusiasmo, colocaram-se à disposição. Dois são da Unitalsi, outros estão terminando os seus cursos na área em Roma. Os voluntários oferecerão seus serviços nas segundas-feiras, quando os negócios estão fechados e desta maneira não perderão horas de trabalho.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails