segunda-feira, 13 de abril de 2015

Egípcia passa 43 anos por homem para sustentar família


A matéria é do Extra:

Mulher recebe condecoração após se passar por homem durante 43 anos para trabalhar e sustentar a família

Uma mulher egípcia, que durante 43 anos se passou por homem para conseguir emprego e sustentar sua família, recebeu uma condecoração do governo da cidade de Luxor, no Egito, na última terça-feira. Sisa Abu Daooh, de 64 anos, foi honrada pela Direção da Solidariedade Social local com o prêmio de “mulher chefe de família” por seus anos de trabalho árduo para alimentar a filha e os netos. A história dela só foi descoberta no ano passado. As informações são do jornal The New York Daily News.

Sisa perdeu o marido quando ainda estava grávida da filha. Ela, que não queria pedir esmolas nas ruas, mas estava pressionada socialmente para ficar em casa, decidiu, então, se disfarçar de homem para sustentar a pequena Houda. Assim, durante 43 anos, ela trabalhou fazendo tijolos e engraxando sapatos, entre outras atividades, para ganhar dinheiro.

“Eu preferia trabalhos pesados como levantar tijolos, sacos de cimento e limpar sapatos, que mendigar nas ruas. Eu precisava ganhar a vida para mim, para a minha filha e para meus netos”, disse ela.

Ela chegou a casar a filha com um homem, quando a menina já era jovem. Porém, o rapaz ficou doente e não pôde trabalhar. Por isso, Sisa continuou sua farsa. Para não ser descoberta, ela usava roupas masculinas - incluindo turbantes - para sair de casa.

“Para me proteger dos homens e de seus assédios, e para fugir da perseguição por causa das tradições, eu decidi ser um homem. Me vestia com as roupas deles para trabalhar ao lado deles (como igual), em aldeias onde ninguém me conhecesse”, lembra.

Atualmente, Sisa diz que se mantém trabalhando como engraxate porque, assim, ganha uma “renda decente”. “Minha mãe é a única que ainda provê para a família. Ela acorda todos os dias às seis da manhã para começar a polir sapatos na estação de Luxor. Eu carrego os kits de trabalho para ela porque ela já está em idade avançada”, diz a filha Houda.

Gentil, Sisa agradece quem já ajudou em seu percurso. “Obrigado a todos que têm me ajudado. Espero ver o Egito em uma situação melhor”, diz.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails