quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Quem vai beijar a mão do papa na Casa Branca?


A matéria é do IHU:

Desacordo entre a Santa Sé e a Casa Branca sobre os convidados para a recepção papal em Washington

As diferenças entre o Vaticano e a Casa Branca sobre posturas dogmáticas da Igreja católica ficaram expostas antes da chegada do Papa Francisco aos Estados Unidos para a sua visita, revelou no sábado o jornal The Wall Street Journal. O Vaticano vetou a lista de convidados para dar as boas-vindas ao Pontífice na Casa Branca, entre os quais figuram um ativista transgênero, o primeiro bispo abertamente homossexual e uma freira que criticou a Santa Sé por seu silêncio em temas como o aborto e a eutanásia.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 20-09-2015. A tradução é de André Langer.

De acordo com um alto funcionário do Vaticano, a Santa Sé teme que qualquer foto do Papa com alguns destes convidados possa ser interpretada como um apoio às suas atividades, indicou o jornal.

Um dia após sua chegada aos Estados Unidos nesta terça-feira, Francisco será recebido por Obama com honras de chefe de Estado na Casa Branca, onde o presidente e o pontífice terão um encontro privado. O jornal assinalou que as tensões surgidas a partir dessa lista exemplificaram as preocupações de alguns católicos conservadores com o fato de que a Casa Branca poderia utilizar este momento para minimizar suas diferenças com líderes da Igreja sobre temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e os anticoncepcionais.

A Casa Branca manteve em sigilo a lista destes convidados e quando o porta-voz presidencial, JoshEarnest, foi questionado a respeito, na quinta-feira passada, subestimou as reportagens da imprensa que revelaram inicialmente a inclusão destes convidados.

“Eu pediria para não tirar muitas conclusões sobre uma, duas ou talvez três pessoas da lista de convidados, porque haverá mais 15 mil pessoas aí”, disse, fazendo alusão à concorrência que se estima estará no jardim sul da residência presidencial para a cerimônia da próxima quarta-feira.

Os convidados foram identificados como a Ir. Simone Campbell, diretora executiva da Network, descrita como uma associação de lobby para justiça social. Os outros dois são o bispo Gene Robinson (na foto, à direita, ao lodo do seu companheiro), o primeiro bispo declaradamente homossexual da Igreja episcopal, e Mateo Williamson, ex-diretor da associação Dignity USA, formada por católicos membros da comunidade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais).



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails