segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Patriarca ortodoxo russo encerra visita ao Brasil no RJ e em SP

O patriarca ortodoxo russo Kirill reza no Cristo Redentor

O patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Kirill, concluiu ontem em São Paulo o seu périplo pela América Latina que começou no último dia 12 de fevereiro, quando teve o encontro histórico com o papa Francisco em Havana, capital de Cuba.

Antes de chegar a Brasília na sexta-feira, dia 19, onde se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, o chefe da Igreja Ortodoxa Russa passou rapidamente pelo Paraguai e pelo Chile.

No sábado, dia 20 de fevereiro, o patriarca Kirill realizou o seu tão desejado sonho, de conhecer o Cristo Redentor, no Corcovado, onde oficiou uma cerimônia na qual estava presente D. Orani João Tempesta, cardeal católico do Rio de Janeiro, conforme se pode ver no vídeo abaixo, da teleSUR:


Na sua homilia no Corcovado, o líder russo enfatizou a necessidade de se renovar a fé cristã e combater a perseguição que os cristãos sofrem em todo o mundo, em especial no Oriente Médio e na África, bem como aproveitou para criticar o aborto, os divórcios e a alteração do conceito de casamento como a união entre homem e mulher, conclamando os católicos a enfrentar conjuntamente estes desafios.

Já no domingo, 21 de fevereiro, Kirill visitou São Paulo, onde está concentrado o maior número de fiéis ortodoxos russos no Brasil (cerca de 3.000 seguidores).

A celebração aconteceu no belo templo da Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo, localizada no bairro do Paraíso e pertencente ao Patriarcado de Antioquia, mas que foi fraternalmente cedida ao patriarca russo para que ele oficiasse a missa que contou com a presença do cardeal católico D. Odilo Pedro Scherer, e do prefeito da capital, Fernando Haddad, cujo avô paterno, Cury Habib Haddad, se tornou padre ortodoxo antioquino após ficar viúvo.

Na cerimônia paulista, o patriarca Kirill repetiu os temas de sua pregação no Rio de Janeiro, e concluiu sua visita ao Brasil com uma visita no começo da tarde de domingo à Igreja Ortodoxa Russa de Nossa Senhora da Anunciação, no bairro paulistano do Ipiranga, de onde se dirigiu ao aeroporto de Guarulhos para retornar a Moscou.

Termina assim a primeira peregrinação de um patriarca ortodoxo russo por terras latino-americanas.

Patriarca Kirill celebra missa em São Paulo, com presença do cardeal D. Odilo Scherer e do prefeito Fernando Haddad



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails