sábado, 8 de outubro de 2016

Papa visita Azerbaijão pedindo paz entre religiões


A matéria é da Rádio Vaticano:

Papa: no Azerbaijão colaboração entre culturas e religiões

Na tarde deste domingo dia 2 de outubro o Papa Francisco teve um encontro com as autoridades do Azerbaijão, em particular, com o presidente Ilham Heydar Aliyev no moderno Centro Heidar Aliyev.

O Papa Francisco sublinhou no seu discurso a sua “admiração pela complexidade e a riqueza” da cultura do Azerbaijão, fruto da contribuição dos muitos povos que, ao longo da história, habitaram nestas terras” – disse Francisco que sublinhou os “benefícios do multiculturalismo e da necessária complementaridade de culturas”:
“Espero vivamente que o Azerbaijão continue pela estrada da colaboração entre diferentes culturas e confissões religiosas. Que a harmonia e a coexistência pacífica alimentem sempre mais a vida social e civil do país, nas suas múltiplas expressões, assegurando a todos a possibilidade de oferecer a própria contribuição para o bem comum.”
O Santo Padre recordou os conflitos que se alimentam da intolerância de ideologias violentas, salientando que é necessário “promover a harmonia” entre as várias componentes de uma nação.

Francisco não deixou de recordar as pessoas que sofreram por “causa de conflitos sangrentos” e demonstrou a sua confiança no diálogo e na negociação para a resolução de divergências.

O Papa afirmou no seu discurso a sua satisfação pelas cordiais relações entre a comunidade católica e a muçulmana, a ortodoxa e a judaica, esperando que aumentem os sinais de amizade e colaboração. O Papa deixou, contudo, um aviso:

“O apego aos genuínos valores religiosos é completamente incompatível com a tentativa de impor aos outros, pela violência, as próprias convicções, servindo-se, como escudo, do santo Nome de Deus. Que a fé em Deus seja fonte e inspiração de compreensão mútua, respeito e ajuda recíproca em prol do bem comum da sociedade. Deus abençoe o Azerbaijão com a harmonia, a paz e a prosperidade” – disse o Papa Francisco no final do seu discurso às autoridades do Azerbaijão.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails