terça-feira, 20 de outubro de 2009

Direito fundamental à internet

Enquanto no Brasil a discussão ainda engatinha, na Finlândia o acesso à internet com banda larga acaba de se transformar em direito fundamental garantido na Constituição do país. O projeto prevê conexão mínima de 100 Mb para todos os finlandeses até 2015. Por aqui, a discussão entra (e se perde) pelos costumeiros caminhos da discussão ideológica, o disfarce ideal para quem quer manter o povo na mais completa ignorância, além da renda concentrada nas mãos de poucos. Ainda que haja um projeto do governo federal para tornar isso realidade o mais rápido possível, vozes se levantam na imprensa e dentro do próprio governo, tentando garantir o monopólio da banda larga na mão das empresas privadas, que cobram pela conexão um dos preços mais caros do mundo. O acesso amplo e livre à internet, pelo menos com preços civilizados, é uma das maneiras mais rápidas e democráticas de se levar oportunidade, conhecimento e cidadania a toda a população. Todo e qualquer investimento neste sentido merece ser estimulado. Como tudo o que acontece no Brasil, muita gente vai querer tirar uma lasquinha desse latifúndio, mas o projeto merece o maior apoio popular. Só resta torcer para que não demore muito para isto virar realidade por aqui, senão será mais um bonde da História que o Brasil vai perder.

2 comentários:

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails