quarta-feira, 19 de março de 2008

O evangelho de Lucas - parte 10

O texto de Lucas 8 inicia com "logo depois disto", indicando que estes eventos aconteceram após a refeição do capítulo anterior. Assim, Jesus aqui ainda está na Galiléia. O tema do capítulo também é a fé. Para despertar a fé dos galileus, Jesus pregou em cada cidade e aldeia, pregando o Evangelho do Reino. Qual é este Evangelho do Reino? Evangelizar é segundo o grego, trazer boas novas. Quais seriam as Boas Novas? Qual a notícia trazida por Cristo sobre o Reino, que seria novidade para a época? Que o reino viria, o Velho Testamento já profetizara. Os versículos onde se fala de Cristo pregando e o Reino, são estes:
(Mt 3:2) dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

(Mt 4:17) Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus.
(Mt 10:7) e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.

(Mc 1:15) e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
(Lc 10:9) Curai os enfermos que nela houver, e dizer-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

Em todos eles, o verbo usado para chegar é conjugado no Perfeito do Indicativo. O perfeito era usado no grego para indicar uma ação completada de uma vez por todas. Assim, as boas Novas do Reino é que este Reino havia chegado e se instalado. O Reino aqui e agora, não um reino em um futuro que todos desconheciam. Jesus é o Rei deste reino, e os seus discípulos são seus súditos, como deixa claro a parábola da plantação de trigo e joio. Iam com ele os doze, aqueles que ele escolheu para ensinar. Lucas faz questão de mencionar as mulheres que acompanhavam eles. Jesus sempre é visto nos Evangelhos acompanhando os grupos marginalizados, mostrando para nós que muitas vezes os julgamentos humanos não são equivalentes aos julgamentos divinos.

Aqui, inicia-se a primeira parábola de Lucas, algo que se tornará prática em seu livro. Justamente pelo inicio da pregação, Jesus nos fala da ação da pregação no coração humano. Ele usa a figura de um semeador e de diversos tipos de solo. Assim que terminou de ensinar, seus discípulos lhe perguntaram o que significava aquilo. Muitos pensam que as parábolas eram usadas para facilitar o entendimento de realidades celestiais, mas Cristo diz o contrário. A todos foi dado entendimento, mas este entendimento deve dar frutos, pois senão serão tirados (Lc 19:26). Assim, nós também recebemos este entendimento, e temos que aplicá-lo. Para muitos aquela estória era apenas uma estória de um semeador, e poderiam até imaginar por que alguém tão falado em toda a Judéia estava contando estórias ao povo, menosprezando-o. É por isto que literalistas acabam desprezando a palavra de Deus. Temos que ter humildade para entender mais do que a estória do semeador, para perceber que o Grande Pregador não contaria aquela estória por nada, que a palavra de Deus pode te parecer contraditória ou fantástica demais, mas ela faz pessoas crerem e renascerem. Se pelas obras se conhecem os frutos, o que dizer da palavra de Deus? É assim que ela torna louca, a sabedoria deste mundo.
O que entender então? Que a semente é a palavra de Deus. Jesus não identifica o semeador, que pode ser Ele, ou os seus discípulos. Pode ser o próprio Deus. O solo é o coração do homem. E o primeiro solo é à beira do caminho. É ali que os homens pisam, e é por isto que este solo simboliza aquelas pessoas que recebem a palavra de Deus e não a valorizam, pisando nela. E como acontece com aqueles que não valorizam a palavra, o diabo vem depois e leva aquelas sementes, instigando pensamentos carnais naqueles homens. Pois se deixada ali, a semente poderia algum dia nascer e crescer. Não valorizar, não refletir no que é dito causa isto conosco, por isto é importante sempre ouvir o que a palavra de Deus diz. O bom solo não é pisado por homens.

O segundo solo na verdade é a pedra. A pedra naturalmente não deixa que as raízes entrem nela. Assim, quando vem o sol, a semente é queimada, e deixa de existir. O bom coração deve resistir às adversidades, exatamente por que as raízes da palavra de Deus penetram em seu coração. É a palavra de Deus que provê motivação para que enfrentemos todas as adversidades. O bom solo deixa raízes crescerem.

O terceiro solo é o cheio de espinhos. Os espinhos são as paixões mundanas, que não matam a palavra, mas impedem que ela dê frutos perfeitos. O bom solo deixa que ela cresça bem.

E por fim o bom solo, aquele que não possui os defeitos de menosprezar, de não viver e de não priorizar a palavra de Deus. Ali é que ela cresce e dá bons frutos. Ela dá bons frutos com perseverança, e não uma vez ou outra. O bom solo é bom solo sempre, não deixa de ser, mas persevera.
Assim, os frutos são como a vela. Eles não ficam ocultos, mas estão à mostra, e todos verão, e saberão qual o tipo de solo que a pessoa é representada. Temos que ter entendimento, então, e buscar a palavra de Deus.
Então, como que ilustrando a parábola com fatos reais, Lucas relata uma série de acontecimentos.
No primeiro, temos a chegada da mãe e dos irmãos de Cristo. Cristo diz que sua mãe e irmãos são aqueles que observam a palavra de Deus. Ele estaria reprovando os corações representados pela beira do caminho, que não observam, mas a ignoram? Acredito que sim.
Depois, Jesus com seus discípulos são pegos em uma tempestade. Eles ficaram com muito medo. Mas Jesus reprovou o comportamento deles, pois não tinham fé. Não seria eles o solo de pedra, que na primeira dificuldade pedia a fé?
Continuando, Jesus encontra com o endemoniado, e o cura. Ele era possuído por vários demônios, por isto se chamavam de Legião. Pediram para não ser enviados ao abismo, provavelmente aquele onde já estavam aprisionados outros demônios (2 Pd 2:4). Então ordenou que fossem para os porcos. Assustados, os moradores da região não deixaram que Cristo entrasse ali. Não é a preocupação com as coisas deste mundo (a perda dos porcos) o que está sendo retratado aqui? E como vimos, a palavra ainda cresce prejudicada por isto, é por isto que o endemoniado ainda crendo, serve de testemunho para aqueles cidadãos.
Por fim, os vários exemplos de solos férteis completam o capítulo. Para quem tem fé, os frutos colhidos são perfeitos. E estando no reino de Deus, aquele pregado no início do capítulo, entrando por esta fé, é que as doenças e a morte são vencidas.

Um comentário:

  1. Nossa muito inteligente o seu blog, gostei muito,muito bom mesmo
    Parabéns pelas postagens
    Abraços,
    Cristiana
    Meu blog é este, se vc quiser ve-lo seja bem vindo
    http://cristianafonseca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails