sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Eu vou te enriquecer

O mundo é dos espertos, diz a sabedoria popular. 

Navego pela internet e me deparo com o lançamento do livro "Eu Vou te Enriquecer", de Paul McKenna, da Ed. Best Seller, que tem a seguinte sinopse da Livraria da Folha:

Por que algumas pessoas ganham dinheiro com facilidade enquanto outras continuam pobres? De acordo com Paul McKenna, não é porque elas são mais inteligentes, trabalham muito ou têm sorte, mas porque agem e pensam de forma diferente.

Após dois anos de pesquisas sobre como funciona a mente dos milionários, o autor combinou estratégias para o sucesso com um programa mental de enriquecimento. O resultado é esta obra inovadora que apresenta técnicas inspiradas na psicologia para ajudar o leitor a economizar, a evitar gastos desnecessários e a utilizar melhor o dinheiro. Com este livro, Paul McKenna mostra que enriquecer é mais fácil do que se imagina.


Inclui CD de hipnose.


Confesso que não sei quem é Paul McKenna, nem nunca li ou pretendo ler livro dele, assim como fiz com outros papas da neurolinguística, como Napoleon Hill e Lair Ribeiro, razão pela qual não vou me arriscar a comentar o conteúdo do livro. 

[OBS.: aos defensores da neurolinguística que aparecem por aqui nos comentários abaixo, sejam bem-vindos, agradeço sua participação (que está sendo publicada sem nenhuma censura), mas por gentileza entendam que não estou aqui fazendo qualquer análise minimamente profunda da PNL, pois o objetivo desse artigo é notar a semelhança entre o discurso de muitos pastores evangélicos atuais com a resenha do livro]

O que me chama a atenção é a semelhança da proposta com a pregação de alguns "pastores" evangélicos, que, com outras palavras e roupagens, prometem o céu na terra mediante o dinheiro, já que, para eles, a pobreza é contagiosa, e até andam inventando fábulas incríveis para tentar dizer que Jesus era, na verdade, muito rico.

Logo, sejam todos bem-vindos à gloriosa era da "neurolinguística evangélica". Afinal, "eu vou te enriquecer" é a mensagem que muitos pregadores estão proclamando ao mundo, que do jeito que as coisas estão, vai continuar perdido...

9 comentários:

  1. Estimado Irmão Hélio!
    Antes de mais nada quero lhe dizer que coloquei um Post seu no meu Blog, referindo a fonte. Quanto ao Post acima, eu também tenho insistido neste ponto ultimamente. O que muitos pregadores cristãos estão fazendo é emular ténicas dos "papas" da autoajuda, colocando nelas roupagens cristãs. Paz em Cristo Jesus.
    http://reverendoeugenio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rev. Eugênio!

    Fique à vontade quando quiser reproduzir algum texto meu, é uma honra para mim.

    Quanto ao tema acima, o fato é que a igreja está cada dia mais parecida (e conformada) com o mundo, contrariando o que Paulo nos ensina em Romanos 12:1-2. Por isso devemos sempre manifestar o nosso inconformismo.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu texto. É certo, quando se fala de PNL, falar dos fundadores da PNL que é Richard Bandler e John Grinder. Só porque este ou aquele utiliza elementos preconizados em neurolinguística não significa que aquilo que ensina é útil ou verdadeiro. Você deveria ir mais à fundo na sua pesquisa e evitar generalizações. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Minha intencao nao e criticar seu post ou mesmo o livro. Concordo com sua analise e, se fossem alguns anos atras, concordaria plenamente! Mas procure ler o livro, obviamente ele foi feito para ser vendido e quem vai se enrriquecer e o autor. Nao concordo com isso, e sempre odiei os best-selles justamente por esse motivo mas tente ler sem esse julgamento, apenas sendo atento as novas ideias que o autor tenta passar (que normalmente nao vierao do autor mas sim de outras pessoas e outros livros que o pesquisador -que ele pagou para pesquisar sobre o conteudo que ele iria escrever- teve que ler), essas sim sao importantes. O resto e capitalismo. Achei muito interessante os conceitos do livro e mais interessante ainda a questao de como a gente esta acostumado a ver o dinheiro como algo ruim e quanto mais rico se fica mais pobre voce deixa os outros. E as coisas nao sao bem assim. Sim, tem coisas mais importantes que o dinheiro mas e interessante passar a pensar que dinheiro nao precisa ser visto com "pecado" ou algo ruim. O capitalismo nao precisa ser tao ruim se a gente aprender a lidar com ele de acordo com os nossos valores. Leia o livro, se voce nao gostar ai sim faz sentido criticar. (Eu confesso que tambem agiria dessa maneira alguns anos atras, realmente ninguem merece esse livros que prometem milagre ne?! Ridiculo! mas precisamos ter a mente aberta para novas ideias ainda que a priori nao concordamos com elas)
    Cheers mate! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o autor do livro errou no titulo do mesmo o qual deveria ser: "Eu vou ME enriquecer!!!" pois vai vender mjitos para aqueles que querem ficar ricos gastando dinheiro comprando este livro , etc.

      Excluir
  5. Olá, Anônimo!

    Obrigado pelo seu comentário. Agradeço também a sugestão, mas não lerei o livro. Tomei a liberdade de comentá-lo aqui no blog sem ter lido antes, apenas pela analogia que faço com o título do livro em relação à teologia da prosperidade que, com o perdão da redundância, "prospera" nas igrejas evangélicas. O seu comentário me dá a oportunidade de esclarecer isso.

    Quanto à minha objeção à leitura do livro é que tenho 47 anos de idade e já li, vi e ouvi muita coisa da área, algo que me deixou, digamos, enjoado desse tipo de discurso. Graças a Deus estou bem resolvido com o dinheiro, não no sentido de ser rico ou coisa parecida, mas o vejo como um parceiro na busca da felicidade mediante coisas simples. Mas respeito quem pensa diferente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adoro posicionamentos inteligentes como não li e não gostei! E é programação neurolingüística a que VC se refere, neurolingüística é um ramo da neurologia, e Napoleón Hill nada tem haver com neurolingüística nem programação neurolingüística, cansei de corrigir fui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André,

      já que você é um especialista em Napoleon Hill (sem acento no "o"), gostaria que você explicasse apenas a razão do título de um dos livros dele ser "Pense e Enriqueça"

      para facilitar o seu trabalho, alguém publicou o audiolivro no youtube:

      https://youtu.be/AFmh9j7L9K8

      são só 44 minutos, divirta-se!

      Excluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails