segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Marcha contra intolerância religiosa reúne 180 mil pessoas no RJ

180 mil pessoas de diferentes confissões religiosas marcharam ontem na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, pedindo tolerância e respeito entre todas elas. Não está relatada na notícia abaixo, do Extra, a presença de evangélicos entre os manifestantes, e nas entrelinhas fica a impressão de que eles é que são considerados os intolerantes que têm um "projeto de poder" a ser combatido. Pode ser apenas impressão, mas se uma grande parcela de "evangélicos" continuar com sua pregação ideológica (em vez de teológica) e seu comportamento de torcida organizada em saída de estádio, é bom se preparar para a oposição no mesmo nível:

Cento e oitenta mil pessoas marcham pela liberdade de fé em Copacabana

A orla de Copacabana amanheceu com um aroma bem diferente da maresia habitual. Vinha das mãos de adeptos da Umbanda e do Candomblé, que às 9h, já perfumavam a paisagem com as ervas que pitavam à espera da 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Junto a eles, católicos, judeus, muçulmanos, esotéricos, praticantes de Wicca, de inúmeras religiões e até de nenhuma seguiram do Posto 5 ao Leme contra o fim do preconceito.

Abençoada pelo sambista Arlindo Cruz, a caminhada reuniu 180 mil pessoas de acordo com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.

Quem comandou a manifestação pacífica foram os representantes dos diversos segmentos religiosos que lá estão presentes, até a tarde, entoando cânticos de louvor a Buda, Alá, Deus ou Olodumare, denominação de cada uma das crenças para a divindade suprema.

- Os intolerantes na sociedade brasileira têm um projeto de poder e é isso que estamos alertando hoje. Toda vez que você demoniza ou persegue é porque você quer dominar o outro - defendeu o representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, o babalaô Ivanir dos Santos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails