sexta-feira, 7 de junho de 2013

Só 1% dos noruegueses vai à igreja mas a Bíblia é o livro mais vendido no país


Um mistério editorial intriga os 5 milhões de noruegueses: a mais nova versão da Bíblia na língua pátria se tornou rapidamente o livro mais vendido do país.

Que "50 Tons de Cinza", que nada! Atualmente, o livro mais vendido na Noruega é - pasmem! - a Bíblia.

A luterana Igreja da Noruega ("Norges Folkekirke" - "Igreja do Povo Norueguês"), que é a religião oficial do país, constitucionalmente capitaneada pelo monarca local, atualmente Harald V, se mostrou surpresa com a febre bíblica que invadiu as livrarias.

(por sinal veja no vídeo abaixo o rei Harald V, de 76 anos de idade, que passou recentemente pelo Brasil, vivendo 4 dias com índios yanomami numa tribo do Amazonas, entre 22 e 25 de abril de 2013)

Engana-se quem acha que se trata apenas de um fenômeno editorial extemporâneo, já que outro evento que está fazendo muito sucesso nos palcos noruegueses é a peça (com 6 horas de duração!) intitulada "Bibelen", que, como você pode ter percebido pela grafia similar, encena nada mais nada menos do que passagens da Bíblia.

Já surradas com a pouca frequência às igrejas, as autoridades eclesiásticas locais são tímidas na hora de chamar o repentino fenômeno bíblico de "avivamento", talvez - cá entre nós - porque o súbito interesse tenha vindo de fora da igreja e não das ressecadas e relativizadas pregações dos seus sacerdotes.

Não deixa de ser sintomático, também, que a explosão do interesse bíblico tenha se dado pouco tempo depois do triste episódio do "terrorista cristão norueguês", que matou dezenas de jovens em julho de 2011.

Aventuramo-nos, entretanto, a dizer que o caso do novo best seller norueguês prova - também cá entre nós - que, quando a igreja se cala, se acultura e se acomoda à gelada institucionalização, Deus levanta outros instrumentos para despertar o interesse nEle e saciar a sede do seu povo, nem que seja uma jumentinha, não é mesmo?

Parafraseando Efésios 5:11, então clamamos juntamente com Paulo: "Desperta tu que dormes, ó Noruega, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará!"

Fontes: The Telegraph




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails